ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Economia avança 0,75% em junho, maior alta desde março de 2011

Data: Sexta-feira, 17/08/2012 00:00
Fonte: FOLHA/ MAELI PRADO/ MARIANA SCHREIBER DE BRASÍLIA DE SÃO PAULO

A economia brasileira cresceu 0,75% em junho, segundo o IBC-BR (Índice de Atividade Econômica), indicador criado pelo Banco Central para antecipar a tendência do PIB (Produto Interno Bruto), divulgado nesta sexta-feira (17).

 

É o maior crescimento mensal desde março de 2011, quando houve alta de 1,47%.

 

Segundo conta do Bradesco, no segundo trimestre a expansão do IBC-Br na comparação com o primeiro trimestre foi de 0,40%.

 

No semestre, o indicador registrou alta de 0,87%. Já na comparação com junho de 2011, o crescimento foi de 0,99%, segundo os dados informados pelo BC.

 

Com sinais fracos da atividade, o Ministério do Planejamento rebaixou em julho a expectativa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) para este ano de 4,5% para 3%.

 

A previsão que o governo faz do crescimento do país em 2012, embora revista para baixa, ainda é maior que o registrado no ano passado, quando PIB teve expansão de 2,7%.

 

A taxa de crescimento esperada pelo governo é maior do que prevê o Banco Central, que prevê alta do PIB de 2,5%. Já a expectativa do mercado, medida pelo boletim Focus, do BC, é que o PIB do país cresça 1,81% neste ano.

 

O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia --serviços, indústria e agropecuária. Ele foi criado pelo BC para antecipar dados sobre o desempenho da economia. O indicador mostra a tendência do PIB, índice oficial divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).