ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Ibama Sinop apreende maquinários e madeira em operação contra desmatamento

Data: Terça-feira, 14/08/2012 00:00
Fonte: Só Notícias/Weverton Correa

Agentes da gerência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) de Sinop estão levantando a dimensão da área devastada em uma propriedade particular com a exploração ilegal de madeira, em Nova Ubiratã (160 km de Sinop). O chefe interino de fiscalização, Sidivan Resende, disse, esta manhã, ao Só Notícias, que em operação, na quinta-feira (9), foram apreendidos no local três tratores, um caminhão, uma pá-carregadeira, 600 dúzias de lascas de Itaúba e 127 metros cúbicos de madeiras em toras. Nove pessoas foram presas em flagrante. Multas não foram confirmadas.



Sidivan explicou que as investigações e denúncias apontaram a atividade ilegal na propriedade, que se limita com o parque nacional do Xingu. "Por isso, também está sendo apurado se houve exploração ilegal dentro da reserva indígena", disse ele. A operação teve apoio das prefeituras de Nova Ubiratã e Sorriso, que ficaram como fiéis depositárias dos maquinários e madeiras apreendidas, até o final dos processos, podendo recebê-los como doações. As nove pessoas flagradas devem responder processos administrativos do Ibama, como também processos criminais.


Conforme Só Notícias já informou, anterior a esta operação, o Ibama Sinop confirmou, terem sido aplicados, pelo menos R$ 8,5 milhões em autos de infração na Operação Verdes Veredas. Realizada de 14 a 30 de junho, o foco, inicialmente, foi o desmatamento a corte raso na terra indígena Kayabi, tradicionalmente ocupada por índios das etnias Kayabi, Muduruku e Apiaká, na divisa de Apiacás com Jacareacanga (PA).



No entanto, na época, o instituto acabou encontrando 1.646 cabeças de gado criadas ilegalmente. Elas foram apreendidas e retiradas do local. A retirada de outras 225 cabeças também foi notificada, já que estavam em uma nova área desmatada.