ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Incêndio destrói madeireira desativada em município de Mato Grosso

De acordo com bombeiros, chamas podem ter iniciado em vegetação seca. Mais de 120 mil litros de água foram usados para conter chamas.

Data: Segunda-feira, 13/08/2012 00:00
Fonte: G1 MT/ Leandro J. Nascimento

Madeireira desativada no município de Sinop, a 503 quilômetros de Cuiabá, foi destruída por um incêndio na tarde de domingo (12). O local era utilizado atualmente como depósito de madeira seca, serrada para reaproveitamento. As cargas também foram atingidas pelas chamas, que se espalharam rapidamente em função do tempo seco, a baixa umidade relativa e o vento. De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, a empresa está localizada em uma região de chácaras próxima da BR-163.


 

Incêndio Madeireira Sinop (Foto: Só Notícias)
Incêndio em madeireira de Sinop, na região norte de Mato Grosso (Foto: Só Notícias)

 

 

Segundo o soldado bombeiro Fabiano Martins, as chamas podem ter iniciado em na mata seca próxima dos barracões. Como não havia aceiro - uma faixa livre de vegetação onde o solo fica exposto - toda estrutura foi afetada. A altura das labaredas impressionou.

 

Na tentativa de conter o incêndio em um dos barracões, o Corpo de Bombeiros utilizou 120 mil litros de água. No entanto, não foi suficiente para conter o avanço do fogo. "Conforme o proprietário, o fogo veio do mato e não foi feito o aceiro na área da mata. Visto que não dava para continuar, pedimos para se fazer aceiro na região", explicou o militar.

 

Um caminhão do município auxiliou o Corpo de Bombeiros no atendimento da ocorrência, abastecendo a viatura com nova carga d'água. Ainda conforme o militar, as labaredas não atingiram as residências vizinhas da empresa desativada.

 

Incêndio Madeireira Sinop (Foto: Só Notícias)
Incêndio assustou quem morava próximo ao local (Foto: Só Notícias)

 

O Corpo de Bombeiros alerta para a construção de aceiros, especialmente nesta época do ano, quando pequenos focos de calor em mata podem resultar em incêndios de grande proporção.

 

"O mato estava chegando dentro do barracão e da madeira e desta forma o fogo se propaga rápido. Pedimos aos proprietários que construam os aceiros com no mínimo 20 metros de sua propriedade para não acontecer o que ocorreu", apontou ainda o militar.

 

A região onde o fogo foi registrado era considerada área de risco por estar próxima à uma área de mata, segundo o secretário de Meio Ambiente de Sinop, Rogério Rodrigues. "O barracão estava paralisado há muito tempo com madeira dentro e com muita vegetação perto", citou.

 

Incêndio Madeireira Sinop (Foto: Só Notícias)
Fogo consome cargas de madeira guardadas em madeireira desativada em Sinop (Foto: Só Notícias)