ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Projeto Voto Limpo desperta consciência crítica de alunos em Cuiabá

Data: Sexta-feira, 10/08/2012 00:00
Fonte: Só Notícias com assessoria

 

 

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) estão trabalhando para estimular a consciência crítica entre os jovens estudantes das escolas públicas, para que no futuro possam assumir o papel de líderes de suas comunidades, em prol do bem comum. Este trabalho vem sendo realizado por meio do projeto Voto Limpo, que já realizou audiências públicas nos bairros Pedra 90, Jardim Florianópolis e, ontem, no Parque Cuiabá, na capital.



A reunião no bairro Parque Cuiabá teve início às 19h, na Escola Estadual Salim Nadaf, e foi presenciada por mais de sessenta estudantes do ensino médio. "Quem aqui quer ser político? Garanto que muitos de vocês não querem ser, pela atual imagem que tem os nossos representantes públicos. Mas nós também temos bons políticos", disse o juiz auxiliar da presidência do Tribunal Regional Eleitoral, juiz Jorge Luiz Tadeu Rodrigues. Ele explicou aos estudantes que os maus políticos muitas vezes ocupam uma lacuna deixada pelos homens de bem, que optam por ficar longe da política. E conclamou os jovens idealistas a participar mais da vida da comunidade.



O advogado Eduardo Santa Maria, da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-MT, também falou aos estudantes, estimulando a participação na política como única forma de melhorar a qualidade de vida da comunidade. Ele também orientou os alunos sobre a forma de identificar a corrupção eleitoral.



O juiz Jorge Luiz Tadeu pediu ajuda aos alunos para combater a corrupção eleitoral. "Quem aqui não tem um celular que tira foto? Acredito que muitos de vocês tem. Se virem irregularidades ou abuso de poder por parte dos candidatos, registrem isso e encaminhem para a Ouvidoria Eleitoral para que possamos apurar com rigor".



O advogado Vilson Nery, do MCCE, alertou os alunos do último ano do ensino médio sobre a conduta dos candidatos que oferecem vantagens em troca de votos. Muitos de vocês já devem ter ouvido falar sobre candidatos oferecendo baile de formatura, entre outras vantagens, em troca do seu voto e o da sua família. Isso é crime. E candidato que comete crime agora, vai cometer muitos outros depois que for eleito. Portanto, não aceitem e denunciem na ouvidoria do TRE-MT para coibir esse tipo de abuso", ressaltou Vilson Nery.



O projeto Voto Limpo também conta com o apoio das lideranças comunitárias. O presidente da associação dos moradores do Jardim Mossoró, Wanderley Gomes esteve presente na reunião e fez um alerta sobre faixas fixadas nos canteiros públicos. "Passando pela avenida Fernando Correa da Costa, na rotatória, alguns candidatos estão colocando faixas contornando os canteiros. Peço que o TRE-MT apure se isso é legal ou não, porque atrapalha a visão de motoristas e pedestres". A denúncia do presidente do bairro Jardim Mossoró será apurada pela Justiça Eleitoral.