ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Reserva extrativista que fica entre Aripuanã e Colniza terá Plano de Uso

Data: Sábado, 07/08/2010 00:00
Fonte:

Fonte:Agência de Notícias da AMM/Sema MT

A Reserva Extrativista (Resex) Guariba Roosevelt, localizada no Noroeste de Mato Grosso, entre as cidades de Aripuanã e Colniza, terá um Plano de Uso para ajudar no ordenamento das atividades econômicas e sociais das cerca de 40 famílias que vivem na área. A iniciativa é do projeto Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade das Florestas do Noroeste mato-grossense, executado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) com apoio técnico do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

O objetivo do plano de uso é normatizar as práticas econômicas e de subsistência dos extrativistas, tais como a caça, a pesca, a agricultura e a extração da castanha-do-Brasil, o látex e o óleo de copaíba. De acordo com a consultora do Pnud, Alexandra Freitas, o plano de uso será elaborado pelos próprios seringueiros. “Nós realizamos no início do mês uma viagem de campo para apresentar a proposta aos extrativistas e demos exemplos de planos que foram desenvolvidos em outras comunidades, tais como as Resex Cazumbá-Iracema e a Chico Mendes, que ficam no Acre”, explica.

A segunda etapa do processo será realizada no mês de agosto quando a consultora e uma equipe da Sema irão percorrer as 40 colocações para explicar a importância e a função da elaboração do documento. No mês seguinte, serão realizadas oficinas para a construção coletiva do documento.

Alexandra explica que o plano de uso de uma reserva extrativista é uma das etapas do seu plano de manejo. Está previsto para este ano o Plano de Manejo da Reserva Extrativista Guariba - Roosevelt, por meio de uma parceria com o WWF-Brasil.

“Além de normatizar o uso da Resex e a convivência na comunidade o plano de uso também ajuda a resolver conflitos que possam existir na comunidade. A consultora afirma ainda que é importante frisar que as regras e normas que estarão contidas no plano só terão êxito a partir do comprometimento dos extrativistas em cumprir e por isso estas fases preparatórias são tão importantes.

RESEX GUARIBA ROOSEVELT – A Reserva Extrativista Guariba Roosevelt é uma Unidade de Conservação, criada pelo Decreto 9.521 de 1996 e Lei Estadual 7.164, ampliada pela Lei 8.680/2007. A UC está localizada nos municípios de Aripuanã e Colniza. Os seringueiros dos rios Guariba e Roosevelt fazem parte da história da exploração de borracha nativa no Estado do Mato Grosso e há registros históricos de ocupação da região de pelo menos um século. As comunidades que moram atualmente na Resex Estadual Guariba Roosevelt vieram do nordeste brasileiro e se misturaram com povos indígenas da região.

A principal fonte econômica dos moradores se baseia na agricultura e na extração de óleo de copaíba e castanha-do-Brasil. A Sema também busca fortalecer as bases comunitárias da Resex e facilitou a implantação do Conselho Deliberativo da Reserva.