ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Escola Indígena de Aripuanã recebe Curso Técnico em Agroecologia

Data: Terça-feira, 07/08/2012 00:00
Fonte: Redação e foto: Top News/ Edson Prates

Cerca de 25 alunos da Escola Estadual Indígena Adeca Vela Arara, localizada no município de Aripuanã, estão recebendo Curso Técnico em Agroecologia, voltado para o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, através da Coordenadoria de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT).

 

A idéia é fundamentada em uma legislação específica que dispõe sobre a educação profissional para comunidades indígenas e tem como objetivo principal, proporcionar aos jovens e adultos indígenas, informações técnicas no sentido de viabilizar o trabalho dentro da comunidade preservando o ambiente em que eles vivem.

 

O curso é organizado na forma de metodologia pedagogia da alternância, onde alunos são concentrados em uma aldeia pólo e recebem atendimento didático, pedagógico e alimentação, por conta da Seduc-MT. Será desenvolvido em três anos, estruturado em três etapas presenciais anuais denominadas Tempo/Espaço Escola e três etapas anuais do Tempo Comunidade, de acordo com carga horária definida na matriz curricular.

 

Conforme o professor de matemática, Fernando Dhermam, esse ano já foram realizadas duas etapas entre julho e início de Agosto, a próxima acontece em outubro. “Ano que vem será nos meses de julho, setembro e provavelmente em outubro de novo. Participam alunos com faixa etária que varia dos 16 aos 38 anos de idade e o curso é desenvolvido em período integral, com carga horária de 10 horas por dia” explicou.

 

As aulas são presenciais e o quadro de professores fica sob a responsabilidade da Superintendência de Gestão de Pessoas da Seduc-MT. A escola é responsável por efetuar os pagamentos de hospedagem, transporte (passagens) e alimentação dos professores através de repasses do PDE Escola, bem como, o pagamento de fretes e combustível para o deslocamento dos mesmos.