ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Polícia Judiciária Civil prende oito pessoas que aplicavam golpes na região

Data: Domingo, 05/08/2012 00:00
Fonte: Redação e foto: Top News

Polícia Judiciária Civil de Colniza prendeu oito pessoas (Edivaldo Barbosa Santos, Josimar Faria de Melo, Júlio César Faria de Melo, Francisco Barboza da Silva Júnior, Márcia Silva Evaristo, José Francisco de Oliveira, Benedito Henrique Rosa e João Cordeiro de Araújo Neto) na última sexta-feira, (03), depois de investigações que deram conta de que o grupo estava aplicando golpes na cidade.

 

Segundo o delegado João Romano da Silva Junior, que responde cumulativamente pela delegacia de Colniza, referidas pessoas com autorização de uma associação da Polícia Militar, Grêmio Recreativo da Família Miliciana Anjos da Fronteira, de Mirassol D’Oeste, estavam angariando fundos para citada associação vendendo cartelas para sorteios de prêmios, bem como solicitando contribuições.


 

 

 

O delegado disse que é contra a postura de diversas associações que vêm ao interior do estado para vender cartelas de prêmios ou pedir contribuições a comerciantes e pessoas em geral, e que não autoriza nem mesmo associações de sua própria instituição a ter essa conduta, embora não seja ilegal.

 

No entanto, fez questão de destacar que, no caso do grupo que foi preso, e que inclusive esteve há cerca de duas semanas na cidade de Aripuanã, no período em que se encontrava de férias, as pessoas estariam autorizadas pela associação da Polícia Militar e, segundo consta, pela própria Polícia Militar, porém, extrapolaram a autorização para cometer crimes.

 

O golpe consistia em abordar pessoas na frente da agência do Banco Sicredi em Colniza, e que uma das vítimas abordadas foi convidada a responder a uma pergunta qualquer, e caso respondesse corretamente ganharia um carro zero quilômetro “na hora”.

 

 A vítima respondeu qualquer coisa e assim mesmo o indivíduo afirmou que ela havia acabado de ganhar o veículo, mas precisaria antecipar a quantia de R$ 3.600,00 (três mil e seiscentos reais) para que fosse providenciada a “documentação”.

 

Nesse momento a vítima foi conduzida ao restante do grupo, tendo um dos indivíduos se apresentado como Comandante da Polícia Militar, o que fez com que a vítima concretizasse a entrega do valor solicitado.

 

Em investigações preliminares os policiais civis descobriram que três dos indivíduos tinham contra si mandados de prisão em aberto, e os demais já tinham passagem pela polícia, justamente por estelionato.

 

O delegado João Romano da Silva Junior autuou todos os oito indivíduos, inclusive uma mulher, por estelionato e formação de quadrilha, e aguardam presos na Cadeia Pública de Colniza a decisão judicial.

 

João Romano se disse surpreso pelo fato de uma associação pertencente a uma força policial não tenha realizado uma verificação dos antecedentes de pessoas que atuam em seu nome, uma vez que, como afirmado, três deles estão presos também porque tinham mandado de prisão, e os demais com antecedentes criminais.

 

O delegado fez questão de elogiar o trabalho dos policiais de Colniza, sobretudo do escrivão de polícia Hemaylon Michael Dias Sales, por sua postura frente ao caso, o que dignifica a Polícia Judiciária Civil, finalizou.