ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Ressonância magnética será um dos temas de Congresso de Cardiologia em MT

Ressonância magnética cardiológica garante mais precisão em diagnóstico de lesões no coração

Data: Terça-feira, 31/07/2012 00:00
Fonte: Da Assessoria/ Roberta de Cássia

As novas tecnologias que surgiram nos últimos anos têm trazido expressivos progressos da ciência médica, auxiliando num diagnóstico mais preciso que pode salvar a vida de pacientes. Um dos avanços é o exame de Ressonância Magnética na Cardiologia que ajuda na avaliação ventricular para que o cardiologista possa ter a proporção do risco cardiovascular, como o cálculo de função do ventrículo esquerdo (VE), massa ventricular esquerda e tamanho do infarto miocárdico.

 

O exame também ajuda  na  detecção e quantificação da isquemia miocárdica, da viabilidade miocárdica.

 

“A Ressonância magnética em cardiologia vem se desenvolvendo muito rapidamente, contribuindo de forma importante tanto à pesquisa clínica e básica como para a rotina cardiológica diária. O exame fornece imagens de alta definição anatômica e com grande quantidade de dados funcionais que permitem uma fácil interpretação”, afirma o cardiologista José Silveira Lage.

 

Segundo Lage, esse exame já está sendo realizado aqui em Cuiabá em alguns centros cardíacos, o que mostra que Mato Grosso está seguindo os avanços no segmento nacional de cardiologia.

 

Os benefícios dessa nova tecnologia será um dos temas do 16º Congresso de Cardiologia de Mato Grosso que acontecerá no centro de Eventos do Pantanal entre os dias 16 e 18 de agosto.  A Ressonância Magnética estará entre os assuntos da Mesa Redonda: “Estratificação de Risco Cardiovascular. Como evitar uma catástrofe no seu paciente”,  no primeiro dia do evento, dia 16.

 

O evento vai reunir cardiologistas renomados do Brasil inteiro que virão à Cuiabá trocar informações e trazer o que há de inovação no segmento de cardiologia. Inscrições podem ser feitas pelo site www.sbcmt.com.br   .