ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Portuguesa passa pelo Náutico após seis jogos de "jejum"

Data: Segunda-feira, 30/07/2012 00:00
Fonte: Gazeta Esportiva

 

 

A Portuguesa voltou a vencer no Campeonato Brasileiro após seis jogos de jejum. Neste domingo, atuando no Canindé, palco de seu então último triunfo na competição, sobre o São Paulo, a equipe rubro-verde conseguiu bater, de virada, o Náutico, por 3 a 1, que briga também com a equipe paulista para se afastar das últimas posições após 13 rodadas.



Embora tenha começado a partida de forma acuada, foi o time pernambucano que abriu o placar, aos oito minutos, em um belo chute de Kieza. Ainda na primeira etapa, a Lusa chegou ao seu gol de empate, com Moisés. No segundo tempo, Ananias aproveitou bom cruzamento de Luís Ricardo para virar o jogo. Já no final, Diego Viana, que entrou no decorrer da partida, decretou a vitória da equipe mandante.



Com o resultado, o time do técnico Geninho chegou aos 13 pontos, na 15ª colocação, uma atrás do Náutico, que tem a mesma soma da equipe paulista. Os dois times, porém, ainda vivem com o risco da zona de rebaixamento, já que o Bahia, primeira equipe dentro da área de perigo, tem só um ponto menos que os rivais.



Diante do final do jejum, a Lusa agora tenta embalar no Brasileirão. O próximo rival será o lanterna Figueirense, sábado, às 21 horas (de Brasília), mais uma vez no Canindé. O Timbu, por sua vez, tenta encerrar sua série de três derrotas seguidas diante do Santos, domingo, às 18h30 (de Brasília), nos Aflitos.



O JOGO - A Portuguesa começou a partida com mais posse de bola, sem ter, porém, efetividade. O Náutico, acuado, contentava-se em não deixar o time da casa incomodar o goleiro Felipe. Desta forma, o empate persistiu até os oito minutos, quando o Timbu conseguiu um bom ataque - o melhor até aquele momento na partida.



Recuperado de lesão no quadril, Martinez, capitão dos visitantes, dominou pela esquerda e entregou para Kieza. O atacante invadiu a área, cortou a marcação de Luís Ricardo e bateu cruzado, no canto esquerdo alto de Dida, que se esticou mas nada pôde fazer: 1 a 0 Náutico no Canindé.


O gol fez a Lusa diminuir seu ritmo e, com a posse de bola, a equipe do técnico Geninho continuava com a dificuldade em entrar na área dos pernambucanos. O problema, porém, era sua vulnerabilidade na defesa, que deixava os zagueiros em situação complicada durante contra-ataques do Náutico.



Moisés, camisa 10 rubro-verde, era quem mais buscava jogadas ofensivas por sua equipe. Em duas oportunidades, o armador arriscou de longa distância, sendo que na primeira a torcida chegou a se animar com a possibilidade do empate; o chute, porém, saiu um pouco alto, à esquerda do gol de Felipe.



A insistência do meia foi recompensada aos 30 minutos: Ananias recebeu a bola pela direita e, com inteligência, fez o cruzamento rasteiro dentro da área. Moisés fez a infiltração e desviou de perna direita, para igualar o placar no Canindé. Souza, pelo Timbu, ainda tentou arriscar de longa distância em duas chances, mas não criou grande perigo no final de primeira etapa.



Na segunda etapa, o ritmo da partida continuou lento, sem grandes oportunidades para nenhum dos times. Ainda assim, a Lusa aproveitou-se de uma boa trama pelo lado direito para chegar à virada, aos 12 minutos. Luís Ricardo chegou bem na linha de fundo e cruzou na medida para Ananias, de cabeça, fazer o segundo da Portuguesa no Canindé.



O Timbu, por sua vez, ainda tentou buscar o empate, mas, desarrumado, tinha dificuldades para entrar com qualidade dentro da área da Portuguesa. Já no final, Diego Viana ainda aproveitou bom cruzamento pelo lado direito e, de cabeça, marcou o terceiro do time paulista. Com isso, a Lusa volta a respirar no Brasileiro e o Náutico, ainda vive riscos na competição.