ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Coritiba freia o Grêmio no brasileirão: 2 a 1

Data: Sábado, 28/07/2012 00:00
Fonte: Gazeta Esportiva

 

 

Rivais também na Copa Sul-americana, Coritiba e Grêmio se encontraram antes da competição internacional neste sábado, no Couto Pereira. Em sua casa, o time alviverde teve dificuldades, abriu o placar, chegou a levar o empate, mas garantiu a vitória já no final da segunda etapa, por 2 a 1.

 

Após um primeiro tempo sem gols, o Coxa abriu o placar aos 15 minutos, em boa cobrança de falta do lateral Ayrton. O empate dos gaúchos, porém, não demorou para vir: dois minutos depois, André Lima, que substituiu o suspenso Kleber, subiu de cabeça após levantamento na área e empatou no Alto da Glória. Aos 44 minutos, Leonardo bateu colocado na entrada da área para definir a vitória.

 

Com o resultado, o Grêmio encerrou sua série de quatro vitórias consecutivas no Brasileirão e parou nos 24 pontos, ainda no G-4, mas correndo riscos de ver o líder Atlético-MG abrir vantagem. O Coritiba, por sua vez, chegou a quatro jogos de invencibilidade, soma 15 pontos e respira mais tranquilo contra o risco do rebaixamento.

 

Antes de voltarem a disputar o Brasileiro, Coritiba e Grêmio entram em campo nesta terça-feira, às 21h50 (de Brasília), no Olímpico. A partida é válida pela segunda fase da Copa Sul-americana, que dá ao campeão uma vaga na próxima Copa Libertadores.

 

O JOGO - O Grêmio começou a partida assustando o goleiro Vanderlei. Logo no primeiro minuto, Elano cobrou falta, que passou por toda a área e obrigou o camisa 1 do Coritiba a colocar a bola para escanteio. Eram basicamente as jogadas de bola parada que faziam as equipes chegarem com relativo perigo.

 

Em um duelo muito estudado, o primeiro grande momento da partida aconteceu aos 11 minutos de partida. Ayrton aproveitou cobrança de falta para tentar surpreender o goleiro Marcelo Grohe, que estava ligado e foi buscar a batida no canto esquerdo, colocando para escanteio.

 

O Tricolor Gaúcho rodava a bola em seu campo de ataque, e buscava ser efetivo com os experientes Elano e Zé Roberto. Pelo time mandante, o destaque também era um atleta rodado: o meia Lincoln.

 

Ainda no final da primeira etapa, o técnico Marcelo Oliveira foi obrigado a mexer na equipe, já que Sérgio Manoel lesionou seu joelho - no lugar entrou o ex-palmeirense Chico. Depois do lance, as duas equipes ainda brigaram no ataque, mas foram para o vestiário com o placar inalterado: 0 a 0.

 

Na volta para a segunda etapa, o técnico Vanderlei Luxemburgo tirou a dupla que mais participou na primeira etapa: Elano e Zé Roberto, para as entradas de Vilson e Marquinhos. Com as alterações, o Tricolor começou melhor e chegou em sua melhor chance aos cinco minutos, exatamente com Marquinhos: após lançamento de Edilson, ele bateu na rede pelo lado de fora.

 

O Coxa, aos poucos, porém, passou a igualar as forças na partida e tocava a bola no campo de ataque. Desta forma, a equipe aproveitou sua força nas jogadas de bola parada para conseguir abrir o placar: aos 15 minutos, Ayrton cobrou falta da esquerda, cruzada, no ângulo do goleiro Marcelo Grohe, para fazer o primeiro do vice-campeão da Copa do Brasil.

 

A equipe, porém, pouco conseguiu comemorar: três minutos depois, Pará levantou a bola dentro da área e André Lima, livre, marcou para o Grêmio, empatando o placar. O tento que definiu a vitória do time coxa-branca saiu apenas aos 44 minutos da segunda etapa. Leonardo bateu na entrada da área, no canto direito do goleiro Marcelo Grohe.