ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Aniversário de 69 anos de emancipação de Aripuanã passa em branco

Nova data de comemoração foi estabelecida pelo Executivo Municipal para não ser ofuscada pelo réveillon

Data: Sexta-feira, 27/07/2012 00:00
Fonte: Redação e fotos: Top News

Na última quinta-feira, 26 de julho, a cidade de Aripuanã completou 69 anos de emancipação política, mas o aniversário do município passou despercebido, sem nenhuma atividade comemorativa. O poder público municipal não promoveu nenhum evento que agitasse a cidade e tirasse os cidadãos de suas casas provocando uma mobilização comemorativa que amenizasse o sofrimento da população.

 

Vale lembrar que o prefeito Carlos Roberto Torremocha estabeleceu através do projeto de lei nº 061/2009, a alteração da data comemorativa do aniversário do município, de 31 de Dezembro para 26 de julho, alegando que o dia 26 de julho coincide com o período seco, temporadas de banho, pesca esportiva, excursões estudantis e desportivas, grandes ocorrências de turismo de lazer, dentre outros fatores positivos, e a data anterior ficava ofuscada devido às comemorações do réveillon.

 

Desta vez, infelizmente o fato não foi levado em consideração e a população não pôde comemorar nada no dia do aniversário de Aripuanã, cidade considerada a “mãe dos municípios da região Noroeste”, devido ao seu tempo de criação (1943). No decorrer dos anos Aripuanã tem perdido espaço na região para os municípios de Colniza, Juruena, Juína, Alta Floresta, entre outros, que têm desenvolvido com maior rapidez.

 

O município sofre com a falta de infraestrutura urbana, problema que pode ser percebido sempre que se inicia o período chuvoso. Por causa da falta de infraestrutura em alguns bairros da cidade, o tráfego de pedestres e mesmo de veículos fica quase impossível, devido à grande quantidade de água que se acumula pelas ruas.

 

A falta de acessibilidade para os cadeirantes ou deficientes físicos que apresentam condições de mobilidade reduzida é outro grande problema, por causa da dificuldade para locomover-se na cidade. A falta de rampas e adaptações adequadas nas calçadas e ruas principais inviabiliza o acesso dos deficientes, tornando o trajeto mais demorado e árduo.

 

Durante seus 69 anos, a cidade perdeu vários órgãos importantes, a exemplo da Caixa Econômica Federal, Banco HSBC (antigo Banco Bamerindus), Indústria Moveleira, Indústria Palmiteira, Frigorífico de Peixes e atualmente a Agência da Previdência Social (APS) este último para o município de Colniza, por falta de iniciativa da administração pública.

 

Por conta disso, percebe-se na expressão dos aripuanenses, um sentimento de tristeza e de lamento pelo momento que o município atravessa “Não há o que comemorar, deve ser por isso que a administração pública não promoveu nenhuma festividade”, disse Manoel, morador do bairro Vila Operária.

 

A opinião de Manoel é compartilhada por vários outros munícipes, que apesar de lamentar a atual situação ainda sonham com dias melhores. “Muitas pessoas foram embora de Aripuanã por que a cidade não oferece condições de crescimento, mas eu continuo acreditando e sonhando que um dia as coisas vão mudar”, comentou outro cidadão.