ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Aripuanã completa 69 anos de emancipação política

Aniversário lembra história de lutas e conquistas daqueles que ajudaram a desbravar o município. Neste dia comemoram-se; emancipação e instalação da sede definitiva.

Data: Quinta-feira, 26/07/2012 00:00
Fonte: Redação e fotos: Top News

O município de Aripuanã está completando nesta quinta-feira, 26 de julho, 69 anos de emancipação. A cidade foi criada em 31 de dezembro de 1943 e o processo de transferência e instalação da sede definitiva iniciou no dia 26 de julho de 1966, por uma comitiva liderada pelo então prefeito nomeado, Amauri Furquim, experiente piloto de táxi aéreo e profundo conhecedor dos sertões.

 

Atualmente o município tem uma área de 24.603,13Km², no passado chamou a atenção pela sua dimensão territorial, que em 1943, ao ser criado, passou a ser um dos maiores municípios do mundo com uma área de 145.510Km², abrangendo os territórios dos atuais municípios de Alta Floresta, Apiacás, Nova Bandeirante, Castanheira, Cotriguaçú, Juina, Juruena, Nova Monte Verde, Paranaíta, Rondolândia e Colniza.


 


Pioneiros vindo de Manaus-AM pelo Rio Aripuanã



De acordo com dados do IBGE Censo 2010, sua população é de 18. 498 habitantes, e a base econômica esta alicerçada na indústria extrativa, principalmente a madeireira, na agropecuária, agricultura e no turismo. A cidade é rica em fauna e flora, onde se destacam as belíssimas cachoeiras e os rios; Aripuanã, Roosevelt, Guariba, Canamã, Capitari, Furquim e Rio Branco, além da cultura dospovos indígenas; Cinta Larga e Arara.

 

Anteriormente a data de emancipação do município era comemorada no dia 31 de dezembro, mas o aniversário ficava ofuscado pela festa de réveillon. Tornou-se então necessário mudar a data, sendo estabelecida pelo Executivo e aprovada pelo Legislativo através da lei nº 896/2010 de 1º de setembro de 2010, o dia 26 de julho como data comemorativa e feriado municipal.


 


Avenida 02 de Dezembro em Aripuanã, ano de 1983.

 

Neste dia tão especial, o Site Top News parabeniza todos os pioneiros do município de Aripuanã, destacando os ribeirinhos, Francisco Pinheiro de Arruda (cabo Pinheiro), sua esposa Maria Jerônimo de Oliveira e o filho Chico Dardanelos; Francisco Vicente e sua esposa dona Dica e o seringueiro `Sueira´, entre outros que ajudaram a desbravar esta cidade tão acolhedora que com o passar do tempo se tornou a mãe de vários municípios da região.