ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Alta Floresta: cadastro de famílias afetadas por usina é revisado

Data: Quarta-feira, 25/07/2012 00:00
Fonte: Só Notícias/Karoline Kuhn

Uma empresa de estudos e projetos está desenvolvendo na região de Alta Floresta uma revisão de cadastro socioeconômico das famílias e empregados de propriedades que estão localizadas na área de influência direta da Usina Hidrelétrica Teles Pires, cuja instalação ocorre entre Paranaíta e divisa com o Estado do Pará (município de Jacareacanga).



A organização atende o programa de compensação pela perda de terras e deslocamento compulsório de população e consiste no levantamento de dados que ajudarão a buscar meios para compensar a população atingida com o empreendimento. O resultado, com a relação dos nomes cadastrados, deverá ser apresentado em agosto, durante reunião pública. Na oportunidade, poderá ser possível identificar outras famílias e propriedades que por ventura não foram localizadas pelas equipes.



Conforme assessoria de imprensa da usina, durante os trabalhos, profissionais já identificaram garimpos flutuantes, balsas de garimpo e ilhas habitadas que margeiam o rio Teles Pires. Essas pessoas também foram entrevistadas para o preenchimento do cadastro, em atendimento ao Programa de Acompanhamento das Atividades Minerárias.



A Usina Hidrelétrica Teles Pires está sendo instalada na divisa entre Mato Grosso e Pará, compreendendo os municípios de Paranaíta e Jacareacanga (PA). A potência prevista para esta unidade é de 1.820 megawatts. A barragem terá 80 metros de altura e extensão de 1.650 metros. A queda bruta prevista é de 59 metros e aérea do reservatório chegará a 150 quilômetros quadrados. O espelho d`água deve atingir 135,6 quilômetros quadrados e, a área de inundação prevista é de 95 quilômetros quadrados.



A usina da região de Alta Floresta compõe o conjunto de cinco usinas previstas pelo setor elétrico para o rio Teles Pires.