ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Mobilização é um dos desafios do agronegócio

Data: Quarta-feira, 25/07/2012 00:00
Fonte: ASCOM FAMATO

 

Mobilização é o que os produtores rurais precisam para superar os principais gargalos do setor produtivo, entre eles logística e qualificação profissional. O assunto foi debatido no Ciclo de Palestras com o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, terça-feira (24.07), em Alta Floresta. O evento, realizado pela Famato e Senar-MT, continua nesta quarta-feira (25.07), às 19h30, em São José do Xingu. A participação é gratuita.

 

“O Brasil é detentor da melhor tecnologia de agricultura tropical do mundo. Nós produzimos alimentos melhores e mais baratos do que os nossos concorrentes de clima temperado. Além disso, produzimos a mais eficiente bioenergia que o mundo precisa. Isso é reconhecido por todos, mas, infelizmente, ainda não temos uma classe mobilizada e unida para exigir o mínimo que ela precisa”, destacou Paolinelli.

 

Segundo o ex-ministro, o papel dos sindicatos rurais, associações, federações e empresas é fundamental para reunir os produtores e representantes do agronegócio na defesa dos interesses do setor. “O produtor é um boi que não sabe a força que tem”, acrescentou.

 

Paollineli ressaltou também que o modelo de produção agropecuária do Brasil é mais sustentável do que os países com clima temperado. O plantio direto e Integração Lavoura-Pecuária são alguns dos exemplos de tecnologia sustentável bem-sucedidos no país.

 

O presidente da Famato, Rui Prado, reforçou os dois principais desafios do segmento em Mato Grosso: a logística e a qualificação profissional rural. “Quando transportamos nossas mercadorias para os grandes centros consumidores perdemos competitividade porque o caminho é longo e as estradas continuam em situação precária. Contribuir para sanar os problemas de logística no estado faz parte das metas da Famato. Com relação a qualificação profissional, temos o desafio de capacitar 1 milhão de pessoas até 2020”, frisou.

 

Alta Floresta – Localizada a 757 km de Cuiabá, o município de Alta Floresta tem a pecuária como uma das principais atividades econômicas. O rebanho bovino soma 838,7 mil cabeças/ano, o que representa 2,9% do rebanho total do estado.

 

O conselheiro do Sindicato Rural de Alta Floresta, Vicente da Riva, que representou o presidente, William José Lima, disse que eventos como este são importantes para reunir os produtores. “É muito válido recebermos pessoas com experiência e que podem nos mostrar os caminhos que devemos seguir. A ação de hoje é uma forma de reunir os produtores para ouvir alguém que tem conhecimento e é respeitado, no caso o Alysson Paolinelli”, observou Riva.

 

Para acompanhar o andamento do Ciclo de Palestras acesse o Blog do Sistema Famato.

 

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) representa os 86 sindicatos rurais do estado. Junto com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), forma o Sistema Famato.