ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Começam inscrições de projetos para ‘VI Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação’

Data: Segunda-feira, 23/07/2012 00:00
Fonte: Odocumento

Os diretores, coordenadores e professores orientadores das escolas da rede pública, privada e tecnológica de Mato Grosso já podem a partir desta segunda-feira (23.07) inscrever os projetos científicos aptos de participação na ‘VI Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação’. Feito por alunos - de nível Fundamental, Médio e Técnico - de Mato Grosso, os projetos a serem inscritos até o dia 10 de agosto são aqueles que passaram por uma seleção no município de origem e que irão representar a cidade em Cuiabá, entre os dias 03 a 05 de setembro, das 13h15 às 21h, no Cenarium Rural, onde será realizada a ‘ VI Mostra de CTI’.

 

Realizada pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e a empresa Intel, a VI Mostra é desenvolvida para incentivar os alunos de todo o Estado a desenvolverem projetos científicos e inovadores.

 

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação da Secitec, Bernadete Ribeiro, cada município pode inscrever até quatro projetos, composto cada um com no máximo três participantes, sendo dois alunos e um orientador ou professor. E os alunos aptos a participarem da ‘VI Mostra’ devem ter entre 06 a 20 anos. Já os professores ou orientadores devem ter idade acima dos 21 anos.

 

Para a inscrição dos projetos, as escolas devem preencher a ficha de inscrição disponível no site da Secitec e demais documentos, e enviá-los para os e-mails: [email protected], [email protected] e [email protected]

 

O regulamento da ‘VI Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação’ está disponível no site da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia. A previsão é de que o evento abrigue cerca de cem estandes, cujo público terá a oportunidade de visitar e conhecer gratuitamente diversos trabalhos escolares de destaque em ciência, tecnologia e inovação.

 

PREMIAÇÃO

 

Os oito projetos melhores pontuados pelo Comitê de Revisão Científica (CRC) entre as quatro categorias terão o direito de participarem da ‘IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia’, que será realizada em Cuiabá, entre os dias 1º a 05 de outubro. Eles ainda receberão bolsas de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Ainda desses oito, os dois que receberam maior pontuação das categorias ‘Ensino médio’ e ‘Educação Profissional de nível técnico’ serão convocados para a Mostratec, que ocorre de 22 a 27 de outubro, em Novo Hamburgo (RS).

 

Todos os alunos que tiverem seus trabalhos na ‘VI Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação’ receberão certificado de participação. Os três melhores trabalhos de cada categoria – Fundamental, Médio e Técnico – também vão receber medalhas.

 

Além disso, os professores ou orientadores dos quatros trabalhos mais pontuados pelo CRC da ‘VI Mostra’ irão ganhar um notebook. E as escolas desses quatro trabalhos mais pontuados pela CRC receberão uma TV de LED 40 polegadas.

 

Outras informações na Superintendência de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação da Secitec: (65) 3613-0113. www.secitec.mt.gov.br