ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Sefaz autua carretas com madeira ilegal

Data: Segunda-feira, 23/07/2012 00:00
Fonte: 24 Horas News
A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) vai  intensificar o controle sobre os produtos oriundos da exploração florestal. O Fisco flagrou na última semana duas carretas carregadas de madeira com documentação em situação irregular. A Sefaz multou os contribuintes em aproximadamente R$ 35 mil, porém, em ambos os casos, a carga e os documentos foram encaminhados para a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) aplicar as devidas penalidades quanto à legislação ambiental.
 
 
“Temos um quadro de servidores atentos não somente à documentação física apresentada, mas a essas práticas de exploração predatória, com a verificação de qual madeira está sendo transportada e por meio do cruzamento de informações junto à sistemas nacionais e ao banco de dados da Sema, o Sisflora. Esse tipo de ação continuará sendo feita de forma rotineira nos postos fiscais de Mato Grosso”, destacou o superintendente de Controle e Fiscalização de Trânsito da Sefaz, Jefferson Delgado.   
 
 
Os flagrantes foram efetuados na divisa com Mato Grosso do Sul, no Posto Fiscal Benedito de Souza Corbelino, antigo Correntes. A primeira carreta foi parada no dia 17 de julho e estava com a Guia GF3 da Sema adulterada. O documento apresentava um produto de menor valor agregado do que o realmente transportado. Ao invés de constar tábua curta, estava registrado prancha. 
 
 
A outra carreta foi flagrada no dia 18 de julho. A carga era de aproximadamente 46 metros cúbicos de madeira e estava com documentação adulterada, inclusive com assinaturas diferentes para o mesmo contribuinte. A atuação da Sefaz na fiscalização ambiental é feita em acordo ao convênio celebrado junto à Sema.