ARIPUANÃ, Sábado, 20/04/2024 -

NOTÍCIA

IBGE de Mato Grosso entra em greve

Data: Segunda-feira, 23/07/2012 00:00
Fonte: Da Assessoria

Os servidores do IBGE da Unidade de Mato Grosso entraram em Greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira, (23) aderindo à Greve Geral dos servidores públicos federais. A decisão foi tomada após a greve ter atingido 90% das unidades do IBGE em todo território nacional. Os trabalhadores encaminharam por meio do sindicado, reivindicação de reestruturação da carreira e da tabela salarial do IBGE, concursos públicos para reposição de pessoal bem como alguns outros pontos gerais do funcionalismo público como reposição das perdas inflacionárias e reajuste dos benefícios.

 

 

O IBGE é o órgão do Governo Federal responsável pelo Plano Estatístico Nacional e tem como Missão retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e da cidadania. Essas informações ajudam no planejamento, organização e execução de ações positivas para a sociedade brasileira enquanto nação livre e soberana.

 

São exemplos de informações coletadas e divulgadas pelo IBGE, os índices de preços como o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), além de pesquisas domiciliares, que retratam as características da população e pesquisas econômicas, que são fonte do cálculo do PIB (Produto Interno Bruto), por exemplo.

 

Os servidores aguardam a posicionamento do Governo que deve sair nesta terça-feira, (24), após reunião do Sindicato com o Ministério do Planejamento. Enquanto isso os trabalhos de coletas das informações continuarão paralisadas.