ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

61 prefeitos disputam reeleição em Mato Grosso

Data: Sexta-feira, 20/07/2012 00:00
Fonte: Onortão

Dos 141 prefeitos de Mato Grosso, 61 disputam a reeleição no pleito deste ano. Do total restante, 38 foram impedidos de concorrer por estarem no exercício do segundo mandato e 42 não participam da eleição por outros motivos.

 

Entre os que tentam se manter no cargo, estão os prefeitos de Várzea Grande, Tião da Zaeli (PSD); de Rondonópolis, Ananias Filho (PR); de Alto da Boa Vista, Wanderley Perin (PR); de Aripuanã, Beto Torremocha (PSD); de Tangará da Serra, Saturnino Masson (PSDB); e de Sapezal, Jean Galli (PMDB). Eles assumiram o cargo durante o mandato dos titulares.

 

Tião da Zaeli assumiu o comando do segundo maior município do Estado há 11 meses, após o prefeito eleito, Murilo Domingos (PR), ter sido afastado pela Justiça e cassado pela Câmara Municipal. Após ter negado diversas vezes a intenção de disputar reeleição, seu nome foi confirmado durante convenção do partido, realizada em 30 de junho.

 

Em Rondonópolis, o então presidente da Câmara, vereador Ananias Filho (foto), foi oficializado no cargo de prefeito após realização de eleição indireta, no mês passado. Contudo, já estava à frente do Executivo municipal na condição de interino. Os titulares, prefeito José Carlos do Pátio (PMDB), e sua vice, Marília Salles (PSDB), tiveram os mandatos cassados pelo TRE.

 

Prefeito de Alto da Boa Vista, Wanderley Perin (PR) assumiu a vaga deixada por Aldecides Milhomem (DEM). Ele foi condenado por prática de abuso de poder econômico, por ter contratado para campanha grande volume de cabos eleitorais, se comparado ao público votante de pouco mais de três mil eleitores do município no norte de Mato Grosso.


No noroeste do estado, Aripuanã tem o candidato do PSD que vai a reeleição, Beto Torremocha assumiu em janeiro de 2009, ligado ao setor madeireiro, Beto Torremocha enfrentou como milhares de prefeitos no Brasil inteiro, um período de crise, mas superou, não ia sair a reeleição, mas o grupo chegou ao entendimento que ele deveria concorrer sim, e continuar os trabalhos iniciados. Beto conta com apoios importantes, como a do deputado José Riva, do ex-prefeito Dr. Agostinho.

 

Saturnino Masson retornou ao comando do município para exercer “mandato tampão” até 31 de dezembro de 2012. A realização de eleição indireta no município foi definida após cassação do prefeito eleito Júlio Cesar Ladeia (PR) e seu vice, José Jaconias (PT). Eles são acusados de envolvimento no desvio de recursos promovidos pela contratação irregular da Oscip Idheas, em 2009.

 

Em Sapezal, o chefe do Executivo reeleito em 2008, Cesar Maggi (PR), renunciou ao mandato em dezembro do ano passado por um acordo político com o então vice, Jean Galli.

 

Prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB) assumiu o cargo após o titular Wilson Santos (PSDB) ter se afastado para disputar candidatura ao governo. Embora estivesse apto a disputar reeleição, contudo, ele optou por não fazê-la.

 

O levantamento dos que disputam os pleitos foi feito pela Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) junto às prefeituras e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (Renata Neves - Diário de Cuiabá)