ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Prefeito de Nova Ubiratã cobra do Incra e da Sema agilidade na aprovação do CAR

Data: Segunda-feira, 16/07/2012 00:00
Fonte: Sérgio Édison – da Assessoria

Em busca da regularização ambiental em Nova Ubiratã, o prefeito Osmar Rossetto (Chiquinho), reuniu-se novamente na sexta-feira (13/7), em Cuiabá, com o superintendente regional do Instituto Nacional de Reforma e Colonização Agrária (Incra), Valdir Mendes Barranco, e do secretário de Meio Ambiente de Mato Grosso, Vicente Falcão, para cobrar agilidade na análise e aprovação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) das propriedades rurais localizadas nos assentamentos Entre Rios e Boa Esperança I, II e III.

 

O chefe da unidade avançada do Incra de Diamantino, Antônio Alves Nogueira (Toninho), entregou ao prefeito as cartas de ocupação dos assentamentos Entre Rios e Santa Terezinha II. Os documentos permitirão que os atuais ocupantes dos lotes possam ter a sua posse regularizada e, conseqüentemente, fiquem aptos para aderir ao CAR.

 

Chiquinho também apresentou uma lista de Prefeito apresentou a lista de pedidos de CAR protocolados na Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). O prefeito explica que o documento permite que os produtores assentados tenham acesso aos financiamentos oficiais e a moradias.

 

As propriedades rurais de Nova Ubiratã foram embargadas em 10 de março de 2008, durante Operação Arco de Fogo deflagrada em Mato Grosso pelo Instituto Nacional de Meio Ambiente (Ibama) e por agentes da Polícia Federal e da Força Nacional. “E para desembargar o município, a meta exigida pelo Ibama é a de que aproximadamente 70% das propriedades rurais de Nova Ubiratã tenham aderido ao CAR”, explica o prefeito.

 

Desde 2011, a Prefeitura de Nova Ubiratã coordena, com o apoio da ong TNC, BNDES, Fundo Amazônia, Sindicato dos Produtores Rurais e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente a realização do CAR em mais de 1,5 mil propriedades rurais do município.

 

Até o momento, cerca de 65% dos lotes conseguiram regularizar a situação ambiental. “O restante continua irregular. Apesar de todos os investimentos que a Prefeitura de Nova Ubiratã está fazendo, não vamos agilizar a liberação do Entre Rios e dos assentamentos de Santa Terezinha do embargo sem o empenho do Incra”, pontua Chiquinho. “E, também, de nada adianta o esforço que Nova Ubiratã vem fazendo se o processo para na Sema”, reclama.