ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Operações do FCO empresarial aumentam em 450% em cinco anos

Data: Domingo, 15/07/2012 00:00
Fonte: Só Notícias com assessoria

 

 

Nos últimos cinco anos, houve um aumento de 450% na quantidade de operações do FCO Empresarial de Mato Grosso. O secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, atribui esse incremento às ações do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO Itinerante), que visitou 65 municípios nesse período. "O objetivo é popularizar a informação. É facilitar o acesso dos micro e pequenos empresários à linha de crédito".



O superintendente do Comércio da Sicme, Wilson da Silva Pereira, acrescenta que esta ação itinerante desmistifica a cultura de que somente tinham acesso à linha de crédito do FCO os médios e grandes empresários. Nesses eventos, os empreendedores têm acesso à equipe técnica das Secretarias de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Banco do Brasil, Serviço de Apoio as Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) e Ministério da Integração Nacional (Sudeco).



Somente no primeiro semestre de 2012, o FCO Itinerante esteve em 14 municípios mato-grossenses. Mas desde que o projeto foi implantado, em 2008, cerca de 7.500 pessoas, incluindo Empreendedores Individuais (EI), micro e pequenos empresários, tiveram acesso às palestras do FCO Itinerante.



O objetivo para 2012 era atender os municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixos de Mato Grosso. "O resultado foi positivo. Temos informações que a disseminação das informações sobre a linha de crédito do FCO está contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico e social dos municípios visitados no primeiro semestre de 2012".



O FCO Itinerante tem uma grande importância para a economia de Mato Grosso porque promove o incremento no segmento de micro e pequenas empresas. O secretário de Fomento Agropecuário de São José dos Quatro Marcos, Cladir Babinski conta que a divulgação dessa linha de financiamento para o seu município foi essencial para aquecer ainda mais o comércio local.



Ele conta também que a base da economia de São José dos Quatro Marcos é o setor agropecuário. "Quando o pequeno produtor é incentivado, o comércio local também fica aquecido. Quando o produtor tem dinheiro, ele faz compras no próprio município, o que consequentemente aquece a economia".



O fabricante de pães caseiros, Antônio Teixeira, que trabalha na área há dois anos, é outro que depois de participar do FCO Itinerante pretende pleitear recursos para ampliar seu negócio. "Assistindo as palestras concluímos que temos juros em conta e boas condições de trabalho. Isso nos incentiva a investir mais em nosso negócio".