ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Narcoguerrilha é maior perigo para a América Latina, avaliam os EUA

Comandante Douglas Fraser, das Forças Armadas dos EUA, vê narcotráfico como maior ameaça à América Latina

Data: Sexta-feira, 13/07/2012 00:00
Fonte: FOLHA/ IGOR GIELOW SECRETÁRIO DE REDAÇÃO DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O combate às Farc trouxe como efeito colateral o transbordamento das atividades de narcoguerrilheiros para países vizinhos, como Peru e Bolívia. Isso, associado ao novo poder dos cartéis do tráfico no México, é a maior ameaça à estabilidade na América do Sul hoje.

 

As palavras são do general Douglas Fraser, que chefia o Comando Sul das Forças Armadas dos EUA, responsável pela estratégia militar americana ao sul do México. Ele falou à Folha na quarta à noite, antes do incidente com o Super Tucano na Colômbia.

 

Desde os anos 90, os EUA são os fiadores da política colombiana de combate às Farc, que desarticulou a cadeia de comando do grupo. Mas a questão do narcoterrorismo segue viva na região, como Fraser admite, até porque a atividade no México estimulou novas associações criminosas e rotas de tráfico.

 

"Nosso foco é esse. O crime traz instabilidade no Caribe e na América Central e pode descer para cá. Como a Colômbia focou nisso, traficantes de lá estão indo para o Peru e a Bolívia. É um problema que nenhum país pode resolver sozinho", afirma o general de 59 anos.

 

PARAGUAI

 

Preocupado com a influência de Hugo Chávez na região, Fraser aplaudiu a reação dos militares paraguaios à aproximação da Venezuela durante o processo que levou ao impeachment do presidente Fernando Lugo em junho.

 

"O apoio dos militares foi à Constituição, e não a uma posição política. É uma mensagem muito forte", disse. Ele ressalvou que falava a partir de relatos indiretos.

 

A aprovação americana ao impeachment, visto como antidemocrático por vizinhos como o Brasil, causou as usuais suspeitas nos governos à esquerda da região.

 

O tema da cessão aos EUA de uma base aérea no Paraguai voltou à tona. "Não há isso", diz Fraser. A base de Mariscal Estigarribia teve presença americana na década passada, para treinamento.

 

Mas o general é dúbio quando perguntado sobre o interesse americano. "Interessa para todos nós combater o crime transnacional."

 

Já o terrorismo islâmico na região da Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai é minimizado.

 

"Minha preocupação com a ação do Irã aqui é a presença do Hizbollah libanês e do Hamas palestino [aliados de Teerã]. Mas não vi indicação de conexão operacional na região. O Hizbollah está envolvido com atividades ilícitas para financiamento. Isso pode mudar? Pode, por isso ficamos de olho neles", diz.

 

O general esteve discretamente no Brasil para discutir vigilância regional e visitou a Embraer, que quer vender Super Tucanos aos EUA e é parceira da Boeing, que visa fornecer caças ao Brasil.

 

A revisão da doutrina militar americana em janeiro mirou no Pacífico, visando a China. Então o hemisfério Sul será secundário, e a Quarta Frota naval recriada em 2008 pode ser desativada? "Nosso engajamento não vai mudar."