ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Em clima de emoção, fieis e autoridades dão último adeus a dom Eugenio Sales

Data: Quarta-feira, 11/07/2012 00:00
Fonte: Jornal do Brasil/ Igor Mello

Fieis anônimos e famosos se misturaram em um só coro para dar o último adeus ao cardeal dom Eugenio Sales, arcebispo emérito do Rio de Janeiro. Com a Catedral Metropolitana praticamente lotada, uma longa missa celebrada pelo arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, foi o último ato solene antes do sepultamento na cripta da catedral.

 

O governador Sérgio Cabral compareceu à cerimônia, acompanhado pelo vice Luiz Fernando Pezão. O prefeito Eduardo Paes também esteve no local, assim como o governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, estado de origem do sacerdote. Ela destacou a importância dele para o país:

 

"Dom Eugenio foi um símbolo de fé. Sempre combateu o bom combate e foi o grande arquiteto da Campanha da Fraternidade. Foi também um ícone na defesa dos direitos do cidadão. Com certeza, ele marcou a Igreja e a todos nós. Sem dúvidas, é um dos mais ilustres filhos do Rio Grande do Norte", destacou a governadora.

 

A comoção em torno da morte do cardeal atraiu representantes de diversas religiões, que prestigiaram a cerimônia. Líderes judeus, muçulmanos, da Igreja Ortodoxa, evangélicos e de religiões afro-brasileiras ficaram em lugares de honra para acompanhar a missa. Segundo o babalorixá Ivanir dos Santos, é hora de dar apoio aos católicos, que vivem um momento difícil:

 

"A Igreja Católica tem atuado conosco na luta contra a intolerância. A Arquidiocese do Rio é tão amiga conosco, então somos solidários nesse momento difícil. É um momento de união", ressaltou.

 

A aposentada Maria Borges, ministra da eucaristia e catequista da Paróquia Bom Jesus da Penha, de 63 anos, se emocionou ao recordar dos momentos que passou com o arcebispo. Com os olhos marejados, ela relembrou o episódio mais marcante:

 

"Minha maior lembrança de dom Eugenio vai fazer 14 anos, quando eu recebi investidura como ministra de eucaristia. Era um bom pastor", relembra a fiel.

 

Após a celebração, um cortejo levou o caixão até a cripta, no subsolo da Catedral Metropolitana. Entoando cânticos e orações, os fiéis e autoridades se despediram do corpo do cardeal com uma longa salva de aplausos.