ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Curitiba é a cidade mais digital do país

Capital paranaense lidera o ranking nacional, à frente de outros 99 municipios brasileiros

Data: Quarta-feira, 04/07/2012 00:00
Fonte: Gazeta do Povo/ com Agência O Globo

Curitiba é a cidade mais digital do país, de acordo com o Índice Brasil de Cidades Digitais, elaborado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) em parceria com a Momento Editorial. A capital paranaense lidera o ranking nacional, à frente de outros 99 municipios brasileiros avaliados.

 

A pesquisa classificou as cidades de acordo com o grau de acesso à internet e nível dos serviços digitais fornecidos a seus habitantes, numa espécie de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que, em vez de indicadores sociais, tem como foco a cidadania digital.

 

Ranking

As quatro primeiras posições do ranking deste ano são ocupadas por capitais:

1.º - Curitiba (PR) - 423 pontos

2.º - Rio de Janeiro (RJ) - 407 pontos

3.º - Belo Horizonte (MG) - 398 pontos

4.º - Vitória (ES) - 396 pontos

5.º - Campinas (SP) - 390 pontos

6.º - Sorocaba (SP) - 388 pontos

6.º - Anápolis (GO) - 388 pontos

7.º - Porto Alegre (RS) - 387 pontos

8.º - Jundiaí (SP) - 385 pontos

9.º - Guarulhos (SP) - 382 pontos

10.º - Santos (SP) - 378 pontos

Além deles, três cidades estão sendo premiadas como destaque em três categorias específicas:

- Acessibilidade - Vitória (ES)

- Acesso Público - Tauá (CE)

- Serviços e Aplicações - Guarulhos (SP)

 

“Há, visivelmente, um aumento dos investimentos em digitalização”, comenta Fátima Fonseca, editora executiva da Momento Editorial. Investimentos somados à prioridade dada à digitalização de processos e serviços explicam a evolução de alguns municípios no ranking. É o caso de Curitiba, que saiu do 2.º lugar, em 2011, para a liderança do IBCD 2012.

 

Anápolis, em Goiás, que saltou da 49.ª posição, em 2011, para o 6.º lugar, nesta edição, ou Guarulhos, em São Paulo, que foi da 19.ª para a 9.ª posição são outras cidades bem pontuadas em 2011 que também avançaram.

 

A partir dessa pontuação, os municípios foram agrupados em seis níveis de desenvolvimento digital. A edição deste ano mostrou que boa parte dos municípios analisados conseguiu avançar de posição. Dos cem participantes, 30 já estão no grau intermediário de desenvolvimento digital (o equivalente ao nível três, numa escala de um a seis). Na primeira edição do estudo, realizada no ano passado, apenas quatro das 75 cidades analisadas estavam nesse estágio.

 

"Muitos municípios avançaram na cobertura do acesso à internet e outros passaram a oferecer mais serviços de educação e segurança. Apesar desse avanço, ainda estamos distantes do estágio pré-integrado (equivalente ao nível quatro de cidadania digital), que requer uma boa integração entre as plataformas de serviços municipais, estaduais e federais", disse Graziella Cardoso Bonadia, coordenadora da pesquisa.