ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

TJMT bloqueia bens de ex-secretários investigados por superfaturamento

Justiça também determinou o bloqueio de bens de empresas. Ex-secretários de Mato Grosso negam o envolvimento no caso.

Data: Terça-feira, 03/07/2012 00:00
Fonte: Kelly Martins Do G1 MT

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) determinou a indisponibilidade de bens dos ex-secretários estaduais Geraldo De Vitto (Administração) e Vilceu Marcheti (Infraestrutura), além de empresas investigadas no superfaturamento de maquinários adquiridos pelo governo do estado, conhecido como “Escândalo dos Maquinários”. O julgamento ocorreu na tarde desta terça-feira (3) e a Quarta Câmara Cível manteve o agravo de instrumento interposto em ação civil pública pelo Ministério Público Estadual.

 

As defesas dos ex-secretários negam o envolvimento de De Vitto e Marchetti no caso e devem recorrer da decisão. O suposto superfaturamento é de R$ 44 milhões e, segundo o MP, teria ocorrido durante a compra de 705 máquinas pesadas e caminhões por meio do programa MT 100% Equipado, em 2009, no gestão do ex-governador Blairo Maggi (PR), atual senador por Mato Grosso. A própria auditoria do governo detectou o superfaturamento. As máquinas foram entregues às prefeituras para a manutenção de estradas.

 

Conforme a decisão, os ex-secretários Vilceu Marchetti, De Vitto e três empresas tiveram o valor de quase R$ 24 milhões indisponibilizados pelo Tribunal de Justiça.

 

O caso

 

O governo do estado entregou cerca de 408 caminhões e 297 máquinas para recuperação e manutenção de estradas em Mato Grosso, principalmente nas cidades do interior do estado. Segundo o Ministério Público Estadual, uma denúncia anônima dizendo que os preços estavam superfaturados chegou ao gabinete do então governador Blairo Maggi. A partir daí, uma investigação foi aberta pela Delegacia Fazendária para apurar irregularidades na licitação.