ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Japão reativa primeira usina nuclear após acidente de Fukushima

Data: Domingo, 01/07/2012 00:00
Fonte: EFE

 

A operadora da usina nuclear da cidade japonesa de Ohi iniciou neste domingo a reativação do reator 3 da usina, o que põe fim à suspensão das atividades atômicas que estava vigente no Japão desde 5 de maio, informou a agência de notícias "Kyodo".

 

A Kansai Electric Power (Kepco) iniciou o processo por volta das 21h locais (9h de Brasília) deste domingo. Ele explicou que o reator o primeiro a ser reativado após a crise decorrente do acidente na usina de Fukushima em março de 2011 começará a transmitir eletricidade na quarta (4) e operará totalmente no domingo (8).

 

Em virtude da reativação, um pequeno grupo de manifestantes bloqueia desde sábado uma das estradas que levam à usina em protesto.

 

Na capital Tóquio, houve um ato de repúdio em frente à residência oficial do primeiro-ministro, Yoshihiko Noda. De acordo com os organizadores, cerca de 150 mil pessoas compareceram ao protesto, enquanto a polícia registrou a participação de 17 mil.

 

Após o acidente em Fukushima, o Japão desligou progressivamente os 54 reatores nucleares do país por motivos de segurança ou para cumprir as revisões estipuladas por lei.

 

A decisão de reativar o reator 3 de Ohi foi adotada pelo governo no último dia 16 de junho, quando também decidiu religar o reator 4 da mesma usina devido ao aumento da demanda de energia no Japão durante o verão local.