ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Famato realiza Dia de Campo sobre pecuária leiteira

Data: Sexta-feira, 29/06/2012 00:00
Fonte: Ascom Famato

Este ano a produção leiteira de Mato Grosso é um dos principais focos da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). O assunto também será tema da terceira edição do evento "Famato em Campo" que será realizado dia 20 de julho, a partir das 8h, na fazenda Irmãos Santos, em São José dos Quatro Marcos - maior bacia leiteira do estado. Em Mato Grosso existem 20,9 mil propriedades leiteiras que produzem uma média de 92,6 litros de leite por dia. O estado responde por 2,3% da produção nacional de leite, ocupando a 10ª posição no ranking brasileiro.

 

Segundo o proprietário da fazenda, Luiz Santos, os participantes receberão informações sobre nutrição animal, manejo de pastagem, higienização de ordenha mecânica e manual. A propriedade tem uma produção média diária de 1.050 litros de leite. "Será uma oportunidade de repassar nossos conhecimentos e exemplos aos participantes, mas também de adquirir novos conhecimentos com os produtores que nos visitarão e com as palestras que serão apresentadas durante o evento", comenta Santos. Ele lembra ainda que um dos assuntos mais destacados no dia de campo será a Instrução Normativa (IN) 62, que regulamenta a higienização e a qualidade da produção de leite.

 

Para o presidente do Sindicato Rural de São José dos Quatro Marcos e presidente da Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite), Alessandro Casado, o dia de campo levará aos produtores conhecimentos e novas tecnologias que contribuirão para aumentar a produção de leite do estado. "O Diagnóstico da Cadeia Produtiva de Leite de Mato Grosso mostrou que a maior deficiência é a falta de assistência técnica e o contato com novas tecnologias. O evento Famato em Campo levará conhecimento ao produtor e faz parte de uma série de ações da Famato que busca alavancar a pecuária leiteira mato-grossense".

 

O presidente do Sistema Famato, Rui Prado, explica que o Famato em Campo busca "mostrar exemplos bem-sucedidos de propriedades rurais que utilizam tecnologia e soluções alternativas para produzir com qualidade e sustentabilidade, melhorando a rentabilidade do produtor". Vale destacar também que o evento é gratuito e destinado aos produtores rurais, pesquisadores, técnicos, acadêmicos, empresários, lideranças do agronegócio e jornalistas. A programação completa será divulgada em breve.

 

A Famato é a entidade que representa os 86 sindicatos rurais existentes em Mato Grosso. Junto com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), forma o Sistema Famato.