ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Senai evidencia habilidade de cegos

Data: Quinta-feira, 29/07/2010 00:00
Fonte:

Fonte:diariodecuiaba

De acordo com a coordenadora do Programa Ações Inclusiva, Denise Torres Molina, a atividade ocorre até esta sexta-feira. 
 
Entre os diferentes grupos de portadores de necessidade especial, o deficiente visual é um dos que apresenta maior nível de preparação, mas é o que mais enfrenta barreiras para se inserir no mercado de trabalho. Mudar situações como esta é um das intenções do projeto “Vendo além dos olhos”, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai).

Para isso, uma tenda foi montada no Pantanal Shopping com a finalidade de fazer com que as pessoas tenham a oportunidade de vivenciar ou sentir algumas das dificuldades com as quais os deficientes visuais se deparam diariamente.

No ambiente escuro e com os olhos vendados, a manicure Cleide Aparecida Marques, 29 anos, teve que fazer um embrulho para presente. “É um pouco difícil, mas não impossível. Acho que com a prática a gente vai se aperfeiçoando e, com certeza o deficiente visual tem condições de desempenhar um bom trabalho e merece mais oportunidades”, disse.

De acordo com a coordenadora do Programa Ações Inclusiva, Denise Torres Molina, a atividade ocorre até esta sexta-feira. A perspectiva de público é de pelo menos 600 pessoas, entre lojistas, visitantes e funcionários do local.

Além do embrulho, a ação simula outras três situações cotidianas, sendo elas montar uma mesa de jantar, arrumar um armário e trocar a roupa de uma boneca (como se fosse uma criança). “A intenção é sensibilizar as pessoas das dificuldades que o deficiente visual enfrenta, mas que consegue desenvolver tarefas com perfeição e tem habilidades para o trabalho”, disse.

Segundo ela, algumas das áreas em que o cego pode atuar com desenvoltura são as de venda e a de telemarketing. Porém, falta sensibilização. “Existe uma grande barreira para inserir o deficiente visual”.

Isso até mesmo em descumprimento a Lei 8.213/1991 que determina que todas as empresas com mais de 100 empregados deve ter no quadro pessoas com deficiência. Uma das queixas seria a questão da preparação.

Porém, hoje o próprio Senai disponibiliza cursos gratuitos para deficientes em áreas como informática básica, hotelaria, técnicas de vendas e iniciação de telemarketing.

A ação também busca mostrar a importância de cuidar da visão. Neste sentido, Denise Molina citou que, em um curso feito em parceria com o Instituto dos Cegos, dos 22 alunos participantes, 15 perderam a visão por causa de diabetes.

A ação integra o projeto “Indústria para Todos”, do Programa Indústria em Ação (PIA). Este ano, o projeto já beneficiou aproximadamente 1.600 pessoas das regiões de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Cáceres, Juína e Barra do Garças por meio das unidades operacionais do Senai de cada município.