ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Cuiabá Arsenal leva futebol americano para dentro das escolas

Data: Quinta-feira, 28/06/2012 00:00
Fonte: Da Assessoria/ Caroline Pilz Pinnow

O Cuiabá Arsenal visitou ontem 5 escolas municipais e estaduais de Cuiabá e Várzea Grande. O objetivo foi mostrar o futebol americano às crianças e adolescentes e fomentar a prática da modalidade. Para isso, o time distribuiu kits de flag - modalidade do FA jogada sem equipamentos e sem as tradicionais derrubadas. O esporte além de ajudar no condicionamento físico, também fortalece laços, estimula o companheirismo e o respeito, e auxilia na busca de objetivos claros, por ser um jogo de estratégia e foco. “Desta forma não estamos apenas ensinando um esporte, mas colaborando na vida destes garotos e garotas, suas famílias e amigos”, conta um dos idealizadores do projeto, o jogador de linha ofensiva, Paulo César Machado Ribeiro.


Segundo ele, a intenção é que em breve o Cuiabá Arsenal possa ter uma categoria de base formada. Hoje o time já possui algumas crianças e adolescentes treinando, mas a ideia é que todos aqueles que tenham interesse pelo esporte, possam ter acesso a ele. Por ser um jogo bastante complexo, o futebol americano exige anos de treino. “Hoje um brasileiro já nasce com a bola nos pés, porque não nascer com a bola nas mãos”. Para Ribeiro já é possível imaginar que o futebol americano tenha o alcance de um jogo de vôlei ou basquete dentro de poucos anos no Brasil. “Queremos uma base sendo construída de forma seria e responsável e que leve o esporte a um lugar de destaque no país”.



Entre as escolas visitadas está a Escola Estadual Honório Rodrigues de Amorim, Escola Estadual Leônidas Antero de Matos, Escola Municipal Professor Ezequiel Pompeu Ribeiro Siqueira, Escola Estadual Andre Avelino e Escola Estadual Professor Nilo Póvoas. Ribeiro conta que ao chegar nas escolas encontrou crianças apreensivas que não conseguiam entender o que estava se passando. Aos poucos vieram as perguntas e com elas um novo olhar. “Elas foram se soltando e a gente já podia ver os olhos brilhando diante daquele mundo novo de possibilidades que se abria. Ao fim, todas estavam abraçando os jogadores e querendo tirar fotos. Não tem como expressar a emoção boa de ter visto algo mudando naquele momento na vida daquelas crianças”.

 


A meta é que pelo menos uma escola por mês receba a visita dos membros do time. aquelas que receberam o kit de flag também serão orientadas sobre como jogar a modalidade. De acordo com o presidente da equipe, Orlando Ferreira, essa é uma maneira de aproximar a equipe das crianças, mostrar que existe o Futebol Americano e levar uma nova opção de esporte para as escolas. O foco, por enquanto, são as escolas da rede municipal e de bairros mais afastados.