ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Prefeito decreta estado de emergência em município do Araguaia

Data: Quinta-feira, 28/06/2012 00:00
Fonte: Só Notícias/Bianca C. Zancanaro

O prefeito de Alto Boa Vista, Wanderley Perim (PR), decretou estado de emergência no município devido a interdição de rodovias estaduais e federais por posseiros e índios que disputam o território da gleba Suiá Missu, delimitado como reserva indígena da aldeia xavante Maraiwatsede. Segundo o prefeito a cidade está totalmente isolada do restante do Estado e pode começar a faltar alimentos e combustível. Ontem foi determinada a suspensão das aulas porque não há como fazer o transporte escolar.

 

Conforme Só Notícias já informou, ontem, posseiros, fazendeiros e índios da etnia Xavante queimaram uma ponte sobre um córrego na BR-080, trancando o trânsito para a região do Xingu. Já a BR-158 foi interditada com a abertura de uma vala próximo ao Posto da Mata (Alto Boa Vista). As informações foram repassadas pela Polícia Rodoviária Federal no Araguaia.

 

Os manifestantes pedem a presença do ministro da Justiça, do presidente nacional da OAB, do presidente da Funai para negociar uma solução para o impasse. Eles pretendem resistir para não serem retirados da área.