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NOTÍCIA

AJES concorre e vence disputa entre Instituições de Ensino Superior (IES)

Data: Quarta-feira, 27/06/2012 00:00
Fonte: Clodis Antonio Menegaz

 

A AJES, através de seus Cursos de Licenciaturas, concorre e vence uma disputa acirrada entre Instituições de Ensino Superior (IES) de todo Brasil, que pleiteavam aprovação em Edital lançado pela CAPES (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A duração do contrato será de um (01) ano, ago/2012 a jul/2013, com um investimento aproximado de R$ 400.000,00, que será efetuado através do pagamento de bolsas aos participantes do Projeto, em várias modalidades e através de um expressivo número bolsas (50 bolsas mensais).

 

É importante salientar que nosso Projeto está entre os 89 que foram integralmente aprovados. A maioria dos 250 Projetos avaliados pela CAPES - 158 Projetos -, foram aprovados apenas em parte dependendo ainda de ajustes e, três (03) deles, foram reprovados. Por isso, estudantes das licenciaturas da AJES (Geografia, Letras, Matemática e Pedagogia) dispõem de dez (10) bolsas de Iniciação à Docência, para cada um dos cursos.

 

Sua elaboração foi proposta e conta com apoio incondicional do NUPE/AJES (Núcleo de Pesquisa e Extensão), coordenado pela Profa. Dra. Julieta B. R. Desaulniers. Tal empreendimento, articulado pela Profa Camila Boeri (Doutoranda em Engenharia Mecânica), inclui os projetos construídos pela equipe de professores da AJES, que hoje integra o Projeto CAPES/Pibid: Francisco Curbelo (Dr. em Psicologia), Sônia Waltrick Ramos (Mestre Serviço Social), Leidiani Reis (Mestre em Letras), Luciano Menezes (Mestre em Educação) e Ana Letícia de Oliveira (Mestre em Geografia).

 

Dentre as ações desse Projeto, voltadas aos bolsistas acadêmicos, destacam-se:

 

* Desenvolver comportamentos ético-profissionais, assim como suas competências e habilidades, levando em consideração a linguagem verbal e não-verbal enquanto modo de ação social;

* Proporcionar meios para desenvolver suas capacidades cognitivas e operativas, auxiliando-os a desenvolver o pensar autônomo, crítico e criativo;

* Organizar reuniões periódicas para discussão dos temas didático-pedagógicos, que embasem o trabalho dos bolsistas nas escolas;

* Realizar planejamentos de ensino que considerem valores, saberes e experiências práticas que os alunos possuem, selecionando e organizando os conteúdos do ensino coerentemente com essas condições...;

* Organizar encontros teóricos para analisar as dificuldades vivenciadas pelos bolsistas em suas práticas de ensino-aprendizagem, bem como orientá-los na busca de soluções satisfatórias.

 

Fundamentos do Projeto estão embasados no princípio de que ser professor não se limita a “dar” aulas, mas em estudar e pesquisar permanentemente, envolvendo-se em questões pedagógicas que lhe transformam em professor participante, através de todas as oportunidades que envolvem educação. É isso que orientou a seleção das quatro (04) escolas estaduais do município de Juína/MT, para fazer parte deste projeto, que são as seguintes:- Ana Neri; - Dr Arthur Antunes Maciel; - Pe Ezequiel Ramin; - 21 de Abril