ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Batalhão Ambiental apreende 400 kg de carne de animais silvestres no AM

Mercadoria foi apreendida em barco ancorado na Zona Sul de Manaus. Situação é comum nesse período do ano, segundo sargento

Data: Quarta-feira, 27/06/2012 00:00
Fonte: Adneison Severiano Do G1 AM

O Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas apreendeu nesta quarta-feira (27), aproximadamente 400 quilos de carne animais silvestres da região amazônica, que seriam comercializadas em feiras públicas de Manaus. A carga com diversas espécies de mamíferos e uma de ave estava escondida entre o pescado armazenado numa pequena embarcação.

 

Após denúncia, o barco que trazia a carga ilegal do município de Novo Aripuanã, localizado a 227 Km da capital, foi apreendido pela polícia. Nos 400 kg em carga de carne de animais apreendidos pela Polícia Ambiental, havia pacas, capivaras, antas e mutum (uma espécie de ave). Além da carne de caça, a embarcação possuía pescado das espécies pirarara e piraíba.

 

De acordo com o sargento Andrade, comandante do Batalhão Ambiental, a embarcação atracou logo depois do início da manhã desta quarta-feira no posto pesqueiro de distribuição da Feira da Panair, situado às margens do Rio Negro, na Zona Sul de Manaus.

 

“A equipe do 2º Distrito Integrado de Polícia (DIP) recebeu denúncias dessa carga irregular de carne e foi até o local para averiguar. Ao chegar na área, a polícia constatou que se tratava de carne de animal silvestre e acionou o Batalhão Ambiental da PM. Nossa equipe, inicialmente, percebeu que se tratava de carne de capivara, mas depois descobrimos que havia outras espécies escondidas em meio a carga do pescado. Por isso, recolhemos a embarcação e carga. O barco foi levado para a Base Peixe-boi do Batalhão Ambiental”, informou o sargento Andrade.


 

Casos são comuns nessa época do ano na Amazônia, segundo Batalhão Ambiental (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)
Casos são comuns nessa época do ano na Amazônia, segundo Batalhão Ambiental (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)


 

Segundo o sargento, durante a abordagem apenas o vigia estava na embarcação, sendo detido no ato de fiscalização. Entretanto, o proprietário do barco já havia sido identificado. “O proprietário será conduzido para Delegacia do Meio Ambiente para ser autuado”, informou.

 

O comandante ressaltou ainda que, no período de cheia, crimes ambientais de caça predatória são comuns no Amazonas. “Ocorrências desse tipo de crime são constantes, principalmente nessa época de cheia dos rios, quando os animais se refugiam nas pequenas áreas não inundadas e acabam sendo capturados pelos caçadores”, afirmou sargento Andrade.