ARIPUANÃ, Sexta-feira, 26/04/2024 -

NOTÍCIA

Prefeitura de Aripuanã adquire lanchas para transporte escolar

Data: Quarta-feira, 27/06/2012 00:00
Fonte: Redação: Top News/ Edson Prates (Foto meramente ilustrativa)

O município de Aripuanã foi contemplado com duas lanchas escolares que serão utilizadas no transporte de alunos através do “Programa Caminho da Escola”. As embarcações irão atender os ribeirinhos que moram na Comunidade São Lourenço no Guariba, onde os estudantes encontram dificuldades para se locomoverem até à escola.

 

As lanchas foram projetadas e construídas pela Marinha do Brasil, em cooperação com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Ministério da Educação (MEC). As lanchas escolares representam um grande investimento, realizado por meio de parceria entre a administração municipal e o governo federal.

 

Segundo a secretária de Educação e Cultura, Rogéria Merino, o argumento apresentado pelo município ao MEC para o recebimento das lanchas escolares foi a comprovação da necessidade de se ter um transporte escolar adequado para transportar os estudantes que moram na região do Guariba. 

 

“Essas lanchas provavelmente chegarão aqui no segundo semestre e serão encaminhadas para a comunidade ribeirinha São Lourenço no Guariba. Nós temos duas linhas de transporte escolar aquaviário naquela localidade que conta com cerca de 50 alunos do 1° ao 9° ano” explica.

 

Cada lancha tem a capacidade para transportar 20 pessoas. Com 7,30 metros de comprimento, possui equipamentos como extintor de incêndio, rádio comunicador, luzes de navegação, sirene, coletes salva-vidas, entre outros acessórios.

 

De acordo com a Marinha do Brasil, a navegação da lancha escolar é de uso exclusivo em águas abrigadas como lagos, lagoas, baías, rios e canais, onde normalmente não são verificadas ondas com alturas significativas e que não apresentem também dificuldades ao tráfego da embarcação.