ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Regional de São José dos Quatro Marcos recebe a quinta rodada do PDS

Data: Quarta-feira, 27/06/2012 00:00
Fonte: FAMATO



Depois de passar por 41 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, o Plano de Desenvolvimento Sindical (PDS) chega à sua quinta edição, que será realizada a partir desta semana na regional de São José dos Quatro Marcos. Nos dias 28 e 29 de junho ocorre a capacitação de dirigentes e colaboradores. A partir do dia 02 até 06 de julho os sindicatos passam pela etapa de planejamento estratégico.

 

Serão sete Sindicatos Rurais (Araputanga, Cáceres, Mirassol d’ Oeste, Pontes e Lacerda, São José dos Quatro Marcos, Vale do Rio Branco e Vila Bela da Santíssima Trindade) que passarão pelo planejamento estratégico realizado pela analista sindical do Núcleo Técnico da Famato, Diana Maia, o gestor do programa Sindicato Forte, Ademar dos Anjos, e o supervisor do Senar-MT na regional de São José dos Quatro Marcos, Paulo Henrique Moron.

 

O PDS é o maior programa que a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) desenvolveram diretamente para os Sindicatos Rurais de Mato Grosso. O presidente do Sistema Famato, Rui Prado, salienta que o objetivo é capacitar dirigentes e colaboradores sindicais para prepará-los para a tomada de decisões na gestão sindical.  “O PDS tem o papel de auxiliar na quebra de paradigmas, ajudando nas definições da missão, visão e valores dos sindicatos. Este é o primeiro passo para os Sindicatos Rurais trabalharem de forma planejada e comprometida com os produtores dos seus municípios”.

 

Segundo a analista sindical do Núcleo Técnico da Famato, Diana Maia, a finalidade do programa é agregar conhecimento, quebrar paradigmas e mostrar as novas tendências para os sindicatos. "O sindicato também tem que oferecer benefícios ao produtor, ser um prestador de serviços ao associado. Além disso, deve ser mais interativo com a sociedade urbana e influente no município. Para que isso aconteça, deve haver comprometimento de todos os membros do sindicato, inclusive de seus associados". A analista lembra também que a participação dos membros da diretoria dos sindicatos nas capacitações e nos planejamentos é fundamental para o sucesso  do programa.

 

O PDS já passou pelas regionais de Colíder, Sorriso, Rondonópolis e Barra do Garças. Até o final deste ano, os dirigentes e colaboradores dos 86 sindicatos do estado serão treinados e qualificados pelo programa.

 

A Famato é a entidade que representa os Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Junto com o Senar-MT e o Imea, forma o Sistema Famato.

 

Programação:

Dia 02.07
07h30 – Sindicato Rural de Cáceres;

13h30 – Sindicato Rural de Mirassol d’Oeste.

Dia 03.07
07h30 – Sindicato Rural de Vale do Rio Branco;

13h30 – Sindicato Rural de São José dos Quatro Marcos.

Dia 04.07
07h30 – Sindicato Rural de Araputanga.

Dia 05.07
07h30 – Sindicato Rural de Pontes e Lacerda.

Dia 06.07
07h30 – Sindicato Rural de Vila Bela da Santíssima Trindade.