ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

UFMT abre inscrições para mostra audivisual

Data: Segunda-feira, 25/06/2012 00:00
Fonte: 24 Horas News

O Cineclube Coxiponés, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), está com as inscrições abertas para a 11ª Mostra Nacional de Audiovisual Universitário. Os interessados poderão participar em três categorias: universitária, independente ou web movie. O objetivo da mostra é reunir as produções acadêmicas realizadas no Brasil entre 2010 e 2012, além de proporcionar a abertura de uma janela de exibição para os produtores independentes ligados a movimentos sociais, produções oriundas de oficinas livres, fora do âmbito das universidades, e as produções das TVs públicas.

 

As inscrições estarão abertas até o dia 20 de agosto de 2012, podendo ser feitas no Cineclube Coxiponés, via correio ou pelo endereço eletrônico, sendo este último o único meio de inscrição para a categoria web movie. A ficha de inscrição e o regulamento podem ser acessados no site do Coxiponés ou solicitados via e-mail [email protected].
 
saiba mais
 
Técnicos encerram greve no Hospital Júlio Müller em Cuiabá após 10 dias. Professores de instituições federais completam um mês em greve.
Com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) e da Coordenação de Cultura da UFMT, a mostra chega a sua 11ª edição com a mesma motivação de quando foi criada: divulgar o audiovisual universitário e independente com seus múltiplos olhares sobre a realidade brasileira, diz o coordenador do Cineclube Coxiponés, professor Moacir Francisco de Barros.
 
Categorias
Os participantes que concorrerão nas categorias Universitária e Independente deverão inscrever seus trabalhos, de no máximo 20 minutos, respeitando as subdivisões existentes – ficção, documentário, experimental e animação. Cada participante poderá inscrever até dois filmes nas categorias universitária ou independente. Além dessas, os participantes poderão inscrever um filme na categoria web movie com duração máxima de cinco minutos e que sejam produzidas especificamente para plataforma web.
 
Os filmes selecionados pela Comissão Organizadora da Mostra serão exibidos no período de 7 a 10 de novembro de 2012, no Auditório do Centro Cultural da UFMT, com exibição, também, em tempo real na internet pelo Livestream. Receberão o Troféu Cine Coxiponés os primeiros colocados na categoria Universitária nas subdivisões: melhor ficção, melhor documentário, melhor experimental e melhor animação.
 
Também serão premiados o melhor filme na categoria independente e o melhor filme universitário escolhido por júri popular, além do troféu da categoria web movie, cujo vencedor será escolhido pelos internautas.
 
Com mais de uma década, a mostra é um canalizador de produções audiovisuais, um espaço para divulgação de novos realizadores. Foi criada pelo Cineclube Coxiponés com intuito de reunir e exibir produções feitas por estudantes, professores e técnicos administrativos das universidades brasileiras, públicas e privadas.
 
O evento é um grande divulgador de filmes feitos por realizadores independentes, de coletivos e oficinas comunitárias e para aqueles produzidos no âmbito das TVs públicas brasileiras, ao servir como veículo para o audiovisual, promover debates e reflexões sobre a produção, circulação e acesso aos bens culturais, “levando a diversidade de olhares sobre o audiovisual brasileiro até a sociedade mato-grossense”.