ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Posseiros e índios da Suia-Missú ameaçam isolar Araguaia

Data: Domingo, 24/06/2012 00:00
Fonte: Da Editoria - Marcos Coutinho/ Olhar Direto

 

Foto: Reprodução/Ilustração

Posseiros e índios da Suia-Missú ameaçam isolar Araguaia

 

Fazendeiro com posse de terras na região da suposta reserva indígena Suia-Missú e um grupo de índios Xavante prometem isolar o Araguaia (nordeste de Mato Grosso), com bloqueio das BRs 158, 080 e 242.



Desde ontem à noite posseiros e indígenas bloquearam a BR 158 em dois trechos e prometem fazer o mesmo com outras rodovias federais e, segundo apurou Olhar Direto, também podem bloquear estradas vicinais e estaduais.



Insatisfeitos com a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) pela desinclusão imediata dos fazendeiros e pequenos produtores da suposta reserva, a Associação de Produtores e ao menos 200 índios afirmam que estão dispostos a tudo ou nada, pois consideram como fraude a iniciativa da Fundação Nacional do Índio (Funai) em demarcar como área indígena área Xavante.



Na região, de acordo com fontes da própria associação e da Funai, vivem cerca de 4,2 mil pessoas das quais 800 são índios. Segundo informações da Polícia Militar, a situação é delicada “e pode haver conflito com derramamento de sangue”. Isso porque os índios estão divididos quanto a ficar ou não na área a ser demarcada como reserva.



De um lado estão os índios que aceitam outra área para ficar, ou seja, uma permuta. Do outro estão os índios que querem ficar na área. O primeiro grupo apoia a Associação, enquanto o segundo tem o respaldo da Funai. Conforme apurou o Olhar Direto, ao menos 12 caciques favoráveis à permuta participam do bloqueio e dois estão alinhados com a tese da Funai.