ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Com arcos e flechas, índios terminam protesto com tumulto no Rio

Data: Segunda-feira, 18/06/2012 00:00
Fonte: FOLHA/ DIANA BRITO FABIO BRISOLLA DO RIO

Mais de cem índios carregando arcos e flechas saíram do protesto em frente ao prédio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), nesta segunda-feira, em direção ao centro do Rio.

 

O grupo interrompeu pelo menos o trânsito em três quarteirões da avenida Rio Branco e as vias expressas no Aterro do Flamengo, com quatro pistas cada uma, para que o cortejo indígena voltasse à Cúpula dos Povos, que são reservadas para os debates paralelos que ocorrem durante a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que vai até o próximo dia 22.

 

Na manhã de hoje, índios de várias etnias tentaram invadir o prédio do BNDES, mas foram barrados pela segurança do local.

 

A tentativa de invasão foi um protesto contra empreendimentos do BNDES que são financiados em terras indígenas e interferem diretamente na vida dos povos.

 

As tribos também pediram ações contra o desmatamento, a usina de Belo Monte e a demarcação de terras indígenas, além de melhorias nas condições de educação e de saúde do índio. Eles pediram ainda a promoção da alimentação sustentável. Ou seja, sem o uso de agrotóxicos.