ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Mato Grosso tem 156 mil inscritos no Enem

Data: Domingo, 17/06/2012 00:00
Fonte: Só Notícias/Karoline Kuhn

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) identificou 156,4 mil inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. No país, somam 6,4 milhões candidatos, ultrapassando a marca do ano passado, com 275,7 mil inscrições a mais.

 

Para os números se confirmarem, é aguardado agora o término do período de pagamento da taxa de R$ 35, que poderá ser feito até dia 20 (quarta-feira). Aluno de escola pública que esteja concluindo o ensino médio e se declarar integrante de família de baixa renda está liberado do pagamento. O pedido de isenção deve ser feito no momento da inscrição, também pela internet.

 

No primeiro dia de provas, os participantes terão 4h30 para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No segundo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com total de 5h30 de duração. A divulgação do gabarito está prevista para 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.

 

A prova é usada, desde 2009, como critério de seleção em instituições públicas de ensino superior substituindo os tradicionais vestibulares. A Universidade Federal de Mato Grosso já utiliza o sistema e, a partir do próximo ano, a Universidade Estadual também fará uso.

 

Conforme Só Notícias informou, a participação no exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras.

 

Em Mato Grosso, é usado também para regularização da situação estudantil nos casos de pessoas com mais de 18 anos e que não concluíram o referido ensino. Com o resultado, eles podem requisitar a certificação de conclusão ou declaração parcial para aproveitamento de estudos do ensino médio.