ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

MT: Primeiro debate é marcado por propostas repetitivas

Data: Domingo, 25/07/2010 00:00
Fonte:

Fonte:odocumento/Gilson Nasser

Como era de se esperar, o 1º debate entre os candidatos ao Governo de Mato Grosso, promovido pela Rádio Difusora de Cáceres, ficou polarizado entre o governador Silval Barbosa (PMDB), o ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB) e o empresário Mauro Mendes (PSB). 

Ambos adotaram um tom "mais forte" nos questionamentos e nas acusações. O candidato Marcos Magno (PSOL) procurou associar que os três candidatos "já tiveram oportunidade de fazer e agora surgem com promessas".

Mauro e Wilson procuraram atacar o atual Governo para uma siatuação de abandono à região Oeste do Estado. As principais críticas foram quanto a implantação da ZPE (Zona de Processamento de Exportação) de Cáceres e quanto a situação da Saúde na região. "A ZPE não é só de Cáceres, mas de todo Mato Grosso. Será um instrumento importante na geração de empregos, principalmente dos nossos jovens", afirmou.

O tucano criticou a gestão da Saúde na região e no interior de Mato Grosso. Segundo ele, o "descaso" no interior refletiu negativamente na capital do Estado. "A solução para a Saúde em Cuiabá é melhorar no interior", colocou o tucano. Ele prometeu, caso seja eleito, investir no Hospital Regional de Cáceres e construir um novo hospital regional em Pontes e Lacerda.

Já o governador Silval Barbosa rebateu os demais candidatos, garantindo que o Governo esteve presente na cidade de Cáceres e na região Oeste. Segundo ele, nos últimos anos foram construídas 6 mil casas populares na região, além de pavimentação de rodovias e vias urbanas. "Estivemos presentes sim em Cáceres e na região. Se houve abandono, foram em outras gestões", frisou. Silval garantiu no debate, aumentar os repasses para a Unemat, que possui sede administrativa na cidade, além da implantação do curso de Medicina na universidade.

O ex-prefeito da capital também foi alvo de ataques, diante de uma gestão mal avaliada pelos cuiabanos. Segundo candidato MAuro Mendes, sete em cada dez eleitores não votariam no tucano. Já Silval Barbosa afirmou que, ao contrário do que diz Wilson, o Estado ajuda a capital liberando R$ 45 milhões para a Saúde e cedendo mais de mil profissionais para atuarem no município.

Em resposta, o tucano afirmou que "Deus é tstemunha do que ele fez por Cuiabá". Ele destacou que recebeu a cidade com três meses de salários atrasados e citou algumas obras feitas na cidade ao longo de cinco anos de gestão. "Muitos diziam que era um sonhador quando disse que iria construir a avenida das Torres, a ETA Tijucal, a Policlínica do Pedra 90 e elas estão aí", disse. Wilson citou também obras na área de Educação, como Cuiabá Vest, Bolsa Universitária e educação em tempo integral.

Sobre geração de emprego, tema questionado pelo empresário Mauro Mendes, o Silval defendeu a política realizada pela atual gestão, o que considerou como "correta e eficiente", além de manter e ampliar a política de incentivos fiscais. "Assim como concedemos os benefícios a sua empresa, vamos buscar atrair outras, para gerar emprego e renda a todas as regiões de Mato Grosso", assinalou.

Já o candidato Wilson Santos colocou que pretende fomentar no Estado o incentivo a pequenos e médios empreendedores, criando o Banco da Juventude, semiliar ao Cuiabanco. Nesse sentido, Silval disse ter informações de que o banco "está quebrado" e citou a MT Fomento como exemplo de incentivo aos pequenos comerciantes. "Não cobramos nenhum tipo de juros nas operações realizadas. Nosso objetivo é ajudar os pequemos empresários", assinalou.

O candidato Mauro Mendes voltou a criticar Wilson e Silval quando abordou o tema Educação. Ele citou que Cuiabá é apenas a 97ª cidade de Mato Grosso no Ideb (Índice de Educação Básica) e que o Mato Grosso é o 22º Estado do país no mesmo índice para estudantes até o ensino médio. Em resposta, Wilson citou que sua gestão na capital evoluiu no Ideb e citou prêmios nacionais que recebeu. "Éramos a 17ª capital e agora somos a 7ª", apontou.

Em resposta ao questionamento de um jornalista, o ex-prefeito de Cuiabá disse que está tranquilo quanto ao registro de sua candidatura. "Estou seguro que o TSE vai reformar a sentença e aprovar nossas contas", disse. Ele voltou a suspeitar dos juízes eleitorais afastados Eduardo Jacob e Evandro Stábille, que estão sendo investigados na Operação Asafe e votaram contra a aprovação de suas contas de campanha em 2008.

Mauro Mendes ainda condenou a política tributária do Estado e criticou aquilo que classificou como "terrorismo da Sefaz" contra os empresários.

O governador Silval Barbosa se irritou quando um jornalista citou que o Estado não investe na cidade, tendo pela primeira vez não apoiado o Festival Internacional de Pesca. "Um formador de opinião dizer que sou mentiroso é uma inustiça", falou. Ele garantiu que Cáceres e a região Oeste estão incluídas em seu plano de Governo. "Vou fazer a ZPE e trazer a faculdade de Medicina para Cáceres", garantiu.

Nas considerações finais, Wilson ainda acusou o Governo do Estado de privilegiar a cidade de Matupá, onde Silval foi prefeito, em detrimento de Cáceres, um dos principais pólos do Estado. "O governo R$ 10 milhões no aeroporto de Matupá enquanto o de Cáceres está parado", disse.

Já Silval pediu o voto dos ouvintes garantindo dar sequênncia a boa gestão do ex-goevrnador Blairo Maggi. Segundo ele, a região da Grande Cáceres será agraciada com muitas obras e serviços, principalmete na área do turismo.

Mauro Mendes afirmou que pretende ser governador para gerar oportunidades ao cidadão do nosso Estado. Já Marcos Magno condenou a política dos três candidatos fazem as promessas somente na época das eleições e pediu a oportundiade para governar Mato Grosso.