ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Presença de Dilma é disputada em Mato Grosso

Data: Domingo, 25/07/2010 00:00
Fonte:

Fonte:diariodecuiaba

Declaração do candidato e empresário Mauro Mendes (PSB) de ter a candidatura petista na sua campanha causou polêmica 

Governador e candidato à reeleição, Silval Barbosa (PMDB) e o adversário, empresário Mauro Mendes (PSB) disputam a participação da presidenciável, ex-ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), nos respectivos palanques nas eleições de 2010. Numa posição de desafio, o chefe do Executivo estadual afirma, com todas as letras, “que Dilma não vai fazer parte da campanha do adversário”. Foi enfático ainda ao assegurar que ela reafirmará no Estado apoio integral para o projeto próprio do PMDB. O líder da chapa majoritária do PSB rebate: “ou estão desinformados ou faltando com a verdade”.

Silval argumenta que o PMDB por manter estreito laço político com o PT, no projeto nacional, assegura também o comprometimento do Partido dos Trabalhadores de que Dilma só subirá no palanque da majoritária liderada por ele em Mato Grosso. O chefe do Executivo estadual teria ainda recebido informações do PT de que a presidenciável não fará parte da campanha do empresário Mauro Mendes.

Em tom afirmativo, o governador assegurou está confiante de que Dilma Rousseff virá ao Estado para reforçar os planos do PT nacional, de elegê-la e, de quebra, confirmar o apoio da legenda para a disputa de Silval ao comando do Palácio Paiaguás. Ele enfatiza ainda que não teme uma possível participação dela na campanha do adversário político, porque teria sido dado pelo PT a promessa de que a presidenciável só fará parte de “um” palanque em Mato Grosso.

Ao tomar conhecimento da declaração de Silval Barbosa, Mauro Mendes sugeriu que o governador e líderes que fazem parte de seu bloco político estão desinformados ou faltando com a verdade. O empresário reafirma a promessa feita pelos presidentes das nacionais do PT, José Eduardo Dutra e do PSB, Eduardo Campos, de que Dilma dividirá o palanque no Estado. Seguindo essa ótica, ela respaldaria as candidaturas de Silval e de Mauro.

O empresário voltou a frisar que a confirmação também veio de Dilma, que em evento nacional do PSB, realizado na segunda-feira, em Brasília, assegurou que vai apoiar mais de um candidato em estados onde existem candidaturas ao governo de partidos que fazem parte da aliança nacional com o PT – caso de Mato Grosso. Mauro lembra ainda que possui as confirmações gravadas. E destaca a possibilidade de divulgar o aval, caso persistam as dúvidas sobre os encaminhamentos.

No projeto nacional do PT, o PMDB ocupa lugar de destaque. O deputado federal Michel Temer (PMDB-SP) é o vice na chapa de Dilma Rousseff. O PSB, no entanto, declinou do lançamento de candidato à presidência para apoiar o PT – num acordo que prevê apoio da legenda para chapas majoritárias do PSB nos estados. O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) era o nome da sigla para o embate eleitoral rumo ao Palácio do Planalto.