ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Projeto Luz em Conta beneficia moradores de Nova Brasilândia

O projeto também estará em Planalto da Serra esta semana

Data: Terça-feira, 12/06/2012 00:00
Fonte: Da Assessoria

O município de Nova Brasilândia (210 km de Cuiabá) é a próxima parada do projeto Luz em Conta, que substitui geladeiras e lâmpadas antigas por equipamentos novos e mais eficientes, com baixo consumo de energia elétrica. Nesta terça-feira (12), as equipes do projeto chegam à cidade para contemplar 35 famílias. Ainda esta semana, o projeto estará em Planalto da Serra (260 km de Cuiabá), onde 40 famílias serão beneficiadas.

 

Criado em 2004 e implantado definitivamente em 2007, o projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Cemat e já substituiu mais de 25 mil geladeiras e 75 mil lâmpadas. Apenas na etapa anterior do Luz em Conta, realizada entre 2010 e 2011, 10 mil consumidores foram contemplados pelo projeto da concessionária.

 

De acordo com o coordenador de Eficiência Energética da Cemat, Ronan Ribeiro Carvalho, o projeto tem sido bem sucedido em sua missão de reduzir o consumo de energia elétrica das famílias de baixa renda. Ele também explica que a entrega das geladeiras é realizada em residências previamente cadastradas, nas quais os moradores atendem aos critérios do programa. “É preciso ser cliente residencial cadastrado na tarifa social, estar adimplente com a empresa, não possuir histórico de furto de energia elétrica e ter uma geladeira velha”, disse o coordenador.

 

O projeto Luz em Conta também proporciona importantes benefícios ao meio ambiente. As geladeiras antigas são enviadas para uma empresa de reciclagem, que cuida desses equipamentos com o cuidado que eles exigem. Primeiro é preciso retirar o clorofluorcarbono (CFC) contido nos aparelhos e armazená-lo em cilindros. Esse gás, geralmente usado em aerossóis e aparelhos para refrigeração, é o principal responsável por danos à camada de ozônio, que protege os seres vivos dos efeitos nocivos dos raios ultravioleta.