ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Operação do Ibama resulta em autuações e multas na região noroeste de MT

Data: Segunda-feira, 11/06/2012 00:00
Fonte: Redação e fotos: Top News/ Edson Prates

O Ibama realizou no período de 14/05 à 08/06 de 2012, a “Operação Guardiões da Amazônia III”, ocorrida na sede do município de Colniza e na região do distrito de Guariba. A operação lavrou 33 autos de infrações, totalizando R$ 9,4 milhões em multas.

 

A ação durou cerca de vinte e cinco dias e contou com o efetivo de 12 agentes de fiscalização de diversos estados, Mato Grosso, Santa Catarina e Tocantins, no intuito de combater os ilícitos ambientais. Grande parte relacionada ao desmatamento ilegal e a extração e venda de madeira irregular.

 

Neste período, foram realizadas várias incursões em áreas de desmatamentos detectados pelo Deter/Inpe e pelo núcleo de geoprocessamento do escritório regional do Ibama em Aripuanã - MT. Além de fiscalização em cinco serrarias, duas áreas de exploração madeireira clandestina e um garimpo ilegal.

 

Durante a operação, foram autuados vinte e dois desmatamentos ilegais somando 1.433 hectares de áreas desmatadas autuadas e embargadas, e apreendidos 159 m³ de madeira em toros e 228 m³ de madeira serrada, quatro motores e uma draga garimpeira, com mais cinco empresas madeireiras autuadas e embargadas.

 

 

Conforme a chefe do Escritório Regional do Ibama em Aripuanã, Paula Andreia Ennes, o objetivo do Ibama não é paralisar as atividades nas madeireiras e nas propriedades rurais dos municípios, mas sim levá-los a legalidade. Segundo ela, as ações de fiscalização na região terão continuidade durante o ano de 2012.

 

Com Assessoria do Ibama