ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

SENAI-MT - O melhor do Brasil

Data: Segunda-feira, 11/06/2012 00:00
Fonte: Da Assessoria/ Roberta de Cássia

(*)Carlos Avalone Junior

 

O SENAI, no Brasil, é o responsável pela qualificação e capacitação técnica dos trabalhadores da indústria em todo o território nacional, estando presente em todos os estados brasileiros.

 


Recebe recursos oriundos da folha de pagamento das indústrias, de forma compulsória, na mesma guia de recolhimento do INSS, alem de arrecadação própria, recursos estes que se transformam em metas a cumprir, na qualificação de jovens e adultos, em formações necessárias ao bom desempenho da produção industrial brasileira.

 

O SENAI faz parte da CNI - Confederação Nacional da Indústria, tendo sido criado, no Governo Getulio Vargas, em 1942, por inspiração de Euvaldo Lodi, então Presidente da CNI, e Roberto Simonsen, Presidente da FIESP.

 

Em Mato Grosso o SENAI, juntamente com o SESI e o IEL, compõe o Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso - FIEMT.

 


Há alguns anos o Presidente da Republica determinou que pelo menos 56% dos cursos ministrados pelo SENAI teriam que ser gratuitos e esta e uma das metas a cumprir, mas não a única, já que deve, também, ser perseguida a autossuficiência financeira, investir em inovação industrial e sustentabilidade ambiental e estar onde a indústria precisar de qualificação para o seu trabalhador, uma missão nobre e desafiadora.

 

Para alcançar estes objetivos a Diretoria do SENAI nacional instituiu uma avaliação intitulada REGRA NACIONAL DE DESEMPENHO, da qual participam todos os SENAI do país, para avaliar as melhores performances entre as entidades em todos os estados brasileiros.

 

Criada no ano de 2010, a premiação é dividida em duas categorias: regional e nacional e os vencedores, segundo avaliação de 12 indicadores voltados aos processos, pessoas, clientes e sustentabilidade, recebem premiação de R$ 200 mil no desempenho regional e R$ 600 mil no nacional.

 

Ao todo e possível atingir, na escala de pontuação nacional, ate 175 pontos, sendo que o SENAI-MT conquistou a expressiva pontuação de 170 pontos. Esta marca deu ao SENAI-MT o título de melhor desempenho do Centro-Oeste e do Brasil.

 

Vou destacar alguns dos 12 indicadores que resultaram no sucesso do SENAI-MT:


• 83% da receita liquida da contribuição geral é destinada a gratuidade;

• 88% de ocupação de egressos no mercado de trabalho com habilitação profissional técnica de nível médio. A pesquisa foi feita 1 ano após a conclusão dos cursos e 88% estavam empregados;

• 100/ de incorporação dos projetos de inovação pelas empresas;

• o menor custo aluno-hora, na formação inicial, de todo o pais;

• 100% de sustentabilidade financeira, significando que se não recebesse recursos compulsórios o SENAI-MT ainda assim seria viável.
O SENAI e a maior escola de qualificação técnica do mundo e a maior de Mato Grosso.

Participo da diretoria da FIEMT há mais de 20 anos consecutivos, conheço a equipe do SENAI-Mt pessoalmente, sua competência e dedicação e a liderança do Diretor Regional Gilberto Gomes de Figueiredo.

São eles os verdadeiros responsáveis por este reconhecimento nacional.
Parabéns a todos.

Carlos Avalone Junior é Vice Presidente da FIEMT e Presidente do Instituto Ação Verde