ARIPUANÃ, Sábado, 20/04/2024 -

NOTÍCIA

Operação retira poder dos presos sobre o comando do presídio da Mata Grande

Data: Domingo, 10/06/2012 00:00
Fonte: De Rondonópolis - Débora Siqueira/ Olhar Direto

 

Operação retira poder dos presos sobre o comando do presídio da Mata Grande

 

Uma semana foi necessária para causar um ‘choque de gestão’ na Penitenciária da Mata Grande, em Rondonópolis e tirar o comando da unidade prisional da mão de um grupo de presos conhecidos como a “Comissão”. Eles davam as ordens sobre como deveria ser o funcionamento da unidade, se seriam trancados ou não, horários que deveriam sair e entrar das celas, além sobre o destino dos demais reeducandos, sobre quem deveria ou não sair para trabalhar e quem deveria continuar ou não vivo.



O novo diretor da Mata Grande, Agno Sérgio Silva Ramos, disse que a priori, o comando do presídio voltou para as mãos do Estado, assim que conseguiram desarticular o poder do grupo de presos, líderes na penitenciária. São cerca de 30. Eles foram trocados de raio, de celas e alguns estão no isolamento. “Por enquanto ainda não estamos pensando em transferência”.



Neste domingo as visitas dos familiares serão liberadas. Na quarta-feira (06), as visitas foram suspensas em razão da ‘Operação Pente Fino’, iniciada na segunda-feira (04), causando revolta nas mães e esposas dos presos.



A situação dentro da Mata Grande era de insubordinação total. Na sexta (1º), os presos atiraram um banco de madeira na cabeça de um agente prisional, causando ferimentos. “Isso é inadmissível. Havia uma situação de total insubordinação com os agentes prisionais. Enquanto eu estiver aqui, preso não vai mandar na penitenciária”, comentou Agno Ramos, que deseja manter uma relação de respeito com a população carcerária, mas evidenciando que o Estado é a autoridade na Mata Grande.



Agno disse que ainda não foi realizado um novo balanço das apreensões dentro da Mata Grande. Já foram apreendidos 123 celulares, 84 chips, 250 trouxinhas de substância aparentando ser pasta base de cocaína, 400 trouxinhas de maconha, armas artesanais, 62 comprimidos de estimulante sexual e um videogame Playstation 2.



Também foi retirado das celas o excedente de geladeiras, televisores e frigobares. “Permitimos apenas uma TV e um rádio por cela. A geladeira e o freezer serão de uso comum”, comentou o superintendente de Gestão Penitenciária, Gilberto Carvalho. Houve caso de preso que ligava ventilador dentro do freezer para funcionar como ar condicionado e outros com acesso à internet.



Familiares

 


Mães e esposas dos presos da Mata Grande acreditam que as visitas da última semana só foram suspensas para dar tempo dos ferimentos dos presos desaparecessem. “Tem preso ferido, machucado, e não sabemos quem são. Ainda suspendem as visitas”.



Elas ainda denunciaram que policiais e agentes carcerários se apropriaram de dinheiro e ouro dos presos, durante as revistas nas celas. As mulheres ainda disseram que foram ameaçadas por policiais militares a paisana que saíram da unidade em uma moto e um carro vermelho.