ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Alemanha confirma favoritismo e vence Portugal na Euro-2012

Data: Sábado, 09/06/2012 00:00
Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO

Com oito jogadores do Bayern de Munique, time que perdeu a final da Champions League para o Chelsea, no dia 19 de maio, a Alemanha estreou com o pé direito na Eurocopa e venceu Portugal por 1 a 0, neste sábado, na Arena Lviv.

 

Mário Gomez, aos 27min do segundo tempo, marcou o único gol da partida, depois de receber cruzamento preciso de Thomas Müller.

 

Na abertura do Grupo B da Euro-2012, a primeira surpresa do torneio. Uma efetiva Dinamarca derrotou a favorita Holanda, por 1 a 0.

 

Com três pontos e o mesmo saldo de gols, Dinamarca e Alemanha são as líderes do grupo B. Holanda e Portugal não somam pontos.

 

Pela segunda rodada da primeira fase, Portugal volta ao gramado contra a Dinamarca no dia 13 de junho, às 13h (horário de Brasília), em Lviv, na Ucrânia.

 

No mesmo dia, às 15h45, Alemanha enfrenta a Holanda em Kharkiv, também na Ucrânia.

 

  Thomas Bohlen /Reuters  
Mario Gomez comemora seu gol na estreia da Alemanha na Euro-2012, contra Portugal
Mario Gomez comemora seu gol na estreia da Alemanha na Euro-2012, contra Portugal

 

Já no primeiro minuto de jogo, a Alemanha demonstrou sua força. Boateng cruzou na área e Gomez cabeceou. Bem colocado, Rui Patrício buscou a bola no canto esquerdo.

 

A seleção alemã continuou apertando os adversários com bons lances de Özil e Khedira, que jogam juntos no Real Madrid. Porém, ora esbarrava no goleiro português, ora errava a finalização. Podolski, pelo menos duas vezes, teve chance de abrir o placar.

 

No ataque, Portugal encontrou dificuldade de superar a marcação. As melhores jogadas partiram de lances individuais de Cristiano Ronaldo.

 

Aos 39min, os alemães criaram uma boa oportunidade de chegar ao gol. Depois de Mario Gomez errar o cabeceio, a sobra foi de Özil. Ele bateu cruzado e a bola parou nos pés de Müller. Sozinho, o camisa 13 errou o chute e desperdiçou.

 

No último minuto da etapa inicial, por muito pouco os portugeses não inauguraram o placar na Arena Lviv. Depois de cobrança de escanteio, no bate-rebate dentro da área, Pepe ficou com a sobra. Ele chutou colocado e acertou o travessão. A bola ainda quicou em cima da linha antes da Alemanha afastar.

 

Os alemães voltaram com gás no segundo tempo e chegaram com perigo ao campo adversário.

 

Do outro lado, Portugal errava muitos passes e não conseguia criar jogadas eficientes.

 

Presenteado com alguns lançamentos precisos de Müller, Mário Gomez finalmente marcou o gol aos 27min. Ele recebeu nas costas do zagueiro e subiu sozinho, numa cabeçada certeira no canto direito da meta de Portugal, sem possibilidade de defesa para Rui Patrício.

 

Após o gol, a Alemanha ficou mais recuada, enquanto Portugal se viu obrigado a se lançar no ataque. Nos últimos dez minutos, o time comandado por Paulo Bento pressionou enquanto pôde, até o apito final do árbitro francês Stéphane Lannoy.