ARIPUANÃ, Terça-feira, 19/03/2024 -

NOTÍCIA

Experimentos de feijão são infestados por lesmas e caramujos em Aripuanã

Lesmas e Caramujos destroem experimentos de feijão da Empaer, em Aripuanã-MT

Data: Quarta-feira, 06/06/2012 00:00
Fonte: ROSANA PERSONA Assessoria/Empaer-MT

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) alerta que durante o período das chuvas, ocorreu a infestação de lesmas e caramujos nas Unidades Demonstrativas (UD’s) de feijoeiro comum, no sítio Anta Gorda, no município de Aripuanã (1002 km a Noroeste de Cuiabá). O ataque acabou com o experimento. O engenheiro agrônomo da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Claudir José Rubenich, alerta que a invasão dos moluscos é considerada inédita na região, sendo este o primeiro caso registrado.

 

Na safra 2012, foram plantadas 15 cultivares de feijão, no sistema de plantio direto. Segundo Claudir, as sementes germinaram com bom vigor e quando as folhas emergiram, ocorreu o ataque de lesmas e caramujos, no período noturno. Para combater as pragas, foi realizada aplicação de inseticidas e lesmicidas. Conforme o agrônomo, com a aplicação de lesmicidas foram encontrados mais de 50 caramujos menores mortos. Os pesquisadores acharam que inicialmente isso controlaria os ataques, no entanto, não tiveram sucesso.

 

Buscando alternativas para não perder a Unidade de feijoeiro comum, Rubenich salienta que foram solicitadas orientações para a entomologista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Eliane Quintela, que indicou a isca metarex à base de metaldeído para controlar a infestação. E em casos de altas infestações foi recomendado fazer a gradagem leve no solo (os caramujos não conseguem perfurar o solo), eliminar toda cobertura e usar iscas em locais mais úmidos onde a presença do molusco é maior.

 

O pesquisador da Empaer, Valter Martins de Almeida, informa que houve um ataque de lesmas (Sarasinula linguaeformis) no feijoeiro-comum. As lesmas são muito sensíveis à desidratação e preferem ambientes úmidos. Na sua locomoção há secreção do muco com manutenção do corpo úmido. Ele explica que além de causar danos às plantas, as lesmas, em altos níveis populacionais podem transmitir doenças. O nematóide Angiostrongylus costaricensis pode ser transmitido ao ser humano, principalmente em crianças, pelo muco produzido pela lesma, cuja doença é denominada angiostrongilose abdominal. Para evitar a transmissão do verme, não se deve tocar as lesmas ou entrar em contato com a secreção do muco.

 

Conforme Claudir, a Unidade será montada em outra propriedade rural e a Empaer já está repassando algumas cultivares de feijão para quatro produtores da comunidade Conselvan, que fica a 85 quilômetros de distância de Aripuanã. Com a finalidade de recomendar novas cultivares é feita a transferência de tecnologia no município desde 2009. Os resultados foram positivos com as variedades Supremo, que atingiu uma produtividade de 2.608 quilos por hectare, Pérola – 2.318 quilos/hectare e Campeiro – 1.978 kg/hectare. Foi disponibilizado feijão para a agricultura familiar dos grupos comerciais carioca, preto, roxo, mulatinho e manteigão.

 

“Os produtores da região ficaram preocupados com o ataque e estão atentos aos materiais levados para a propriedade rural, principalmente madeiras velhas, local ideal para formação de ninhos e eclosão de ovos para reprodução. Os moluscos não têm inimigos naturais, facilitando ainda mais a infestação”, enfatiza Rubenich.