ARIPUANÃ, Terça-feira, 19/03/2024 -

NOTÍCIA

Mais de 300 mil requerem certidões online gratuita

Data: Quarta-feira, 06/06/2012 00:00
Fonte: 24 Horas News

 

Mais de 300 mil jurisdicionados fizeram solicitação online para a emissão de certidões negativas cíveis e criminais gratuitas durante o primeiro ano de funcionamento do sistema implantado pela Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso. De maio de 2011 a maio de 2012 foram realizados 316.448 pedidos, sendo que 171.064 documentos foram emitidos via internet, o que gerou economia de tempo e financeiro para a população e proporcionou agilidade no atendimento à demanda da sociedade por esse serviço.

 

O sistema emite certidões negativas criminais e cíveis para defesa de direito e esclarecimento de situação pessoal para jurisdicionados mato-grossenses. O documento é, por exemplo, exigido por várias empresas para efetivar a contratação de um trabalhador. A não emissão da certidão ocorre quando é detectado algum tipo de ocorrência de ordem criminal ou cível ou por constatação de nomes homônimos (iguais ou semelhantes). Nesse caso, é emitido um aviso para que o solicitante se dirija ao Cartório Distribuidor no Fórum do município onde reside.

 

“Estamos na era da globalização e da informatização, por isso o objetivo da emissão online é ampliar a qualidade dos serviços judiciais e aperfeiçoar o atendimento à sociedade”, afirma o corregedor-geral, desembargador Márcio Vidal, ao destacar que a Justiça é um vetor de desenvolvimento e que “não há alternativas a serem adotadas que não sejam a eficiência e a eficácia”. 

 

Além da economia de tempo e dinheiro – que evita o deslocamento até os Fóruns –, o cidadão mato-grossense ganha no momento de imprimir a certidão. O Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi), responsável pela implantação do sistema, instalou como fonte da letra da certidão a ‘ecofont vera sans’, que reduz em 25% a 30% o gasto do cartucho com tonner/jato de tinta para imprimir o documento.

 

A emissão da certidão via internet é feita pelo Portal do Judiciário Estadual, no endereço www.tjmt.jus.br, no ícone Certidão Negativa. Um item de segurança permite confirmar a autenticidade da certidão.