ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

PIB do Brasil tem pior crescimento entre Brics no 1º trimestre

Data: Sexta-feira, 01/06/2012 00:00
Fonte: Terra

O crescimento tímido da economia no primeiro trimestre deste ano colocou o Brasil como o pior resultado entre os países do Brics, grupo que reúne também Rússia, Índia, China e África do Sul. Na comparação com os três meses iniciais em 2011, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve elevação de 0,8%. Crescimento bem abaixo, por exemplo, do registrado pela economia chinesa, que teve alta de 8,1% no período.

 

O resultado do Brasil fica ainda distante do observado pela economia indiana, que subiu 5,3% de janeiro a março, se comparado a igual espaço de tempo em 2011. A Rússia teve alta de 4,9% no mesmo período, e o PIB sul-africano cresceu 2,1%.

 

Em relação ao trimestre imediatamente anterior, os outros países dos Brics não divulgaram seus dados. A economia brasileira cresceu apenas 0,2%, ficando abaixo, por exemplo, da Alemanha, cujo PIB subiu 0,5%, e que está em uma zona com alta turbulência financeira.

 

Comparando com outros países da América Latina, o Brasil fica bem atrás de Chile e México, por exemplo. A economia chilena teve alta de 1,4%, e o PIB mexicano subiu 1,3%. O Brasil ficou atrás ainda da economia japonesa, cujo PIB subiu 1%, e a Coréia do Sul, que teve elevação de 0,9%.

 

O resultado da economia brasileira só ficou à frente de países como a Espanha e Reino Unido, cujas economias tiveram retração de 0,3%; da Itália, que teve queda de 0,8%, e da França e da União Europeia, que ficaram estagnadas.