ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Aripuanã: Prefeitura realiza projeto para incentivar a perda de peso em grupos de risco

Data: Quinta-feira, 31/05/2012 00:00
Fonte: Top News/ Da Assessoria

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e Cultura realiza projeto que visa auxiliar na perda de peso para pessoas em grupos de risco. O Projeto GG saúde objetiva proporcionar aos frequentadores mais qualidade de vida, auxiliando na perda de peso e manutenção do mesmo.

 

O projeto é desenvolvido por profissionais da área da saúde, contando com apoio de psicóloga, fonoaudióloga, educadora física e nutricionista, que realizam semanalmente reuniões para orientação sobre a importância da alimentação saudável e prática regular de exercícios, conjunto este que ajudam na redução de peso.

 

Além de frequentar reuniões semanais, o participante terá seu peso quantificado, e será traçada uma meta de peso ideal e apresentadas propostas saudáveis para alcançar facilmente as metas elaboradas pela nutricionista.

 

A Nutricionista Luciane Locatelli lembra que é muito fácil seguir o projeto pois qualifica os alimentos por pontos. “o plano alimentar classifica os alimentos por pontos, e definimos uma meta diária de consumo de pontos, o que se torna mais fácil de ser seguido, o controle alimentar dessa maneira vai além do cálculo de calorias, mas leva em conta o esforço do corpo para digerir o que foi consumido e a saciedade que cada alimento proporciona”

 

Os Pontos privilegiam alimentos com fibras e proteínas, em vez dos ricos em gorduras e carboidratos. Frutas, verduras e legumes valem 0. Uma fruta in natura, por exemplo, não tem o mesmo valor do suco feito dela. Isso porque frutas cruas dão mais trabalho ao corpo para serem digeridas. O mesmo vale para verduras e legumes crus.

 

O projeto já tem resultados positivos como ressalta Luciane, “toda semana que nos reunimos percebemos a melhora na qualidade de vida das participantes, no mínimo elas perdem 1kg por semana, controlando os alimentos em uma dieta não radical e sim em uma reeducação alimentar, que é para longo prazo fazendo com que depois que percam o peso elas consigam mantê-lo”.

 

O GG Saúde é desenvolvido semanalmente junto a Secretaria de Educação e Cultura por participantes que foram classificados dentro do grupo de risco de acordo a taxa de IMC.