ARIPUANÃ, Quinta-feira, 18/04/2024 -

NOTÍCIA

Magistrados proferem palestra em diplomação da OAB

Data: Quarta-feira, 30/05/2012 00:00
Fonte: Odocumento

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, participa da solenidade de entrega de carteiras profissionais de jovens advogados promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso. O encontro está marcado para esta quinta-feira (31 de maio), às 15h50, na OAB-MT.

 

Na ocasião, a desembargadora Clarice Claudino da Silva e o juiz Hildebrando da Costa Marques, presidente e coordenador do Núcleo, respectivamente, vão proferir palestra sobre a importância da mediação e conciliação para 80 advogados e 70 estagiários. O convite dos magistrados partiu da OAB-MT e faz parte das atividades propostas aos jovens advogados na ocasião da entrega da carteira profissional do órgão.

 

O intuito da iniciativa é convidar autoridades para auxiliar na formação dos recém-formados e acadêmicos sobre assuntos atuais. O encontro ocorre uma vez por mês e após a palestra, os participantes receberão a documentação em uma solenidade, onde também firmarão compromisso com a OAB-MT.

 

Os métodos de mediação e conciliação têm sido abordados com intensidade pelo Poder Judiciário de Mato Grosso diante da resolução com celeridade que conferem aos processos, além de serem políticas menos combativas e mais humanas, nas quais as partes têm papel fundamental na decisão.

 

No dia 11 de junho serão instaladas a Central de Mediação e Conciliação de Primeiro Grau de Jurisdição e a Central de Mediação e Conciliação de Segundo Grau de Jurisdição, no Fórum de Cuiabá e Tribunal de Justiça de Mato Grosso, respectivamente.

 

As duas centrais de conciliação e mediação vão permitir que a população utilize métodos que trazem mais economia e celeridade na solução de conflitos, além de oferecer poder à sociedade, uma vez que o cidadão passa a decidir juntamente com o magistrado. Para a Justiça, representa diminuição do número de processos em trâmite, que podem ser solucionados por meio de acordos.