ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Projeto fixa programa de Bombeiro Mirim junto ao Corpo de Bombeiros de MT

Data: Segunda-feira, 28/05/2012 00:00
Fonte: Da Assessoria/ Paola Carlini

A deputada Luciane Bezerra (PSB) apresentou um projeto de lei propondo a criação do programa Bombeiro Mirim, nas diversas unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso. O projeto tem por finalidade a formação cidadã dos adolescentes e jovens, além de contribuir para esclarecimentos referentes à prevenção de incêndios, a preservação do meio ambiente.

 

Poderão participar adolescentes e jovens com idade mínima de 12 anos e máxima de 17 anos. A parlamentar considera ainda, que o projeto proporcionará maior integração entre a corporação, à família e a comunidade, com a criação de circuitos alternativos de vivência e convivência, além de proporcionar atividades cívicas, socioculturais, esportivas e recreativas.

 

O projeto orienta sobre o exercício da cidadania, noções de primeiros socorros, legislação de trânsito, prevenção de acidentes, doenças transmissíveis, ecologia e meio ambiente. Os adolescentes e os jovens devem participar de atividades exclusivamente relacionadas à aprendizagem, sendo vedada a sua participação em atividades operacionais do Corpo de Bombeiros Militar.

 

A deputada justifica também, que o principal objetivo do projeto social é o de preparar os participantes para o enfrentamento de situações de emergência no campo da segurança contra incêndio e pânico, disseminação de conhecimentos na área de preservação do meio ambiente, ensinando noções de saúde e de higiene, educação no trânsito, cidadania, civismo e atividades recreativas.